(MACKENZIE) Uma mulher daltônica
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Leia o texto a seguir.
A MÁQUINA MALUCA
Na nossa rua tinha um cientista, o professor Batista.
Vocês sabem o que é um cientista? Pois é uma pessoa que sabe muitas coisas. E as que não sabe, inventa.
O nosso cientista, professor Batista, sabia mil coisas. E as que ele não sabia, inventava. Pois o professor Batista, além de cientista, era inventor.
O professor Batista tinha um sobrinho, o Maneco. O Maneco adorava visitar o laboratório do tio.
Vocês sabem o que é um laboratório? Pois um laboratório é onde o cientista inventa suas invenções.
Maneco adorava espiar o laboratório do professor Batista. E era muito amigo do Waldisney, o assistente do cientista.
Naquele dia, quando o Maneco chegou ao laboratório, quem abriu a porta foi o Waldisney:
- Ih, Maneco, o professor hoje está muito ocupado. Ele está trabalhando num projeto muito importante.
- Puxa, Waldisney, será que eu posso dar uma espiada?
- Pode, sim, Maneco, mas não faça barulho. Não atrapalhe o seu tio.
O professor estava montando uma máquina enorme.
- Bom dia, titio. Pra que serve esta máquina enorme
- Esta é a máquina Faz-tudo, Maneco. Mas fique quietinho. O titio está trabalhando.
- Mas faz tudo mesmo?
- Faz, sim. Vou vender para o governo. Quando esta aparelhagem começar a funcionar, ninguém mais vai precisar trabalhar.
Vieram os homens do governo ver a máquina. O professor ligou a trapizonga. Que maravilha! A máquina fazia tudo mesmo!
Acendia e apagava as luzes da rua, fazia os ônibus andarem pra baixo e pra cima. Fazia pão e engarrafava o leite. Fazia os aviões subirem e descerem, controlava a água das casas e os elevadores dos prédios.
Os homens do governo adoraram:
- Vai ser uma nova Era para a humanidade, ninguém mais vai precisar trabalhar.
- Viva o professor Batista, o maior cientista!
E a máquina começou a trabalhar e todo o mundo começou a vadiar.
Os cinemas ficaram cheios e os parques de diversão também.
Mas a máquina começou a ficar exigente. Com sua voz rouca de máquina, ela dizia:
- Eu quero que me tragam 20.000 latas de goiabada.
(...)
- Eu quero 1.000 litros de perfume francês...
(...)
- Eu quero uma fantasia de carnaval...
(...)
Tantas coisas foi pedindo a máquina que a cidade inteira trabalhava para ela.
Filas de caminhões alinhavam-se em frente ao laboratório do professor, descarregando as coisas que a máquina pedia.
E, quando não atendiam logo, a máquina ficava furiosa e fazia uma porção de maluquices. Cortava a água das casas, atrapalhava o trânsito, parava de fazer pão. E todo mundo tinha que correr para atender às vontades, cada vez mais complicadas da máquina.
(...)
(Fonte: ROCHA, Ruth. A máquina maluca. São Paulo, Moderna, 2010.)
No texto, a autora cria uma explicação para algumas palavras, como se faz em um dicionário.
a) COPIE do texto as explicações da autora para as seguintes palavras:
* cientista
* laboratório
b) Agora, crie você explicações para as seguintes palavras, de acordo com o sentido que elas apresentam no texto:
* máquina
* assistente
- Química
Xenônio, que é utilizado na fabricação de dispositivos emissores de luz e também como anestésico, tem uma nova aplicação: eliminar memórias traumáticas. Pelo menos em cobaias de laboratório. A descoberta é de cientistas americanos, que submeteram um grupo de ratos a uma situação desagradável – quando tocava um determinado som, eles eram submetidos a um choque. As cobaias que inalaram xenônio se esqueceram desse fato, e passaram a ignorar o alerta sonoro. O efeito acontece porque o xenônio bloqueia a ação do aminoácido NMDA, necessário para a preservação das memórias.
Fonte: Superinteressante, Edição 339, Nov. 2014, p. 10 “Anestesia apaga memórias ruins”. (Adaptado.)
Considerando as informações do enunciado, analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo.
( ) O xenônio, assim como os demais elementos químicos do seu grupo, é altamente reativo, devido a sua baixa estabilidade eletrônica.
( ) O primeiro potencial de ionização do xenônio, assim como o dos demais elementos químicos do seu grupo, é nulo.
( ) O valor de pH no qual a molécula de um aminoácido se torna neutra é chamado ponto isoelétrico do aminoácido.
( ) A ligação química que se estabelece entre dois aminoácidos é denominada de peptídica.
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Leia o cartaz produzido para a campanha de doação de sangue no estado de Pernambuco para responder às questões
Disponível em: <http://comunicadores.info/2012/09/04/cartaz-criativo-incentiva-doacao-de-sangue-the-360o-blood-poster/>. Acesso em 04 out. 2012.
O anúncio sobre a doação de sangue torna-se necessário pelo seguinte motivo:
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Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4.
São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).
O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?