Questões relacionadas
- Biologia
(UNICAMP) O filo Mollusca é o segundo maior do reino animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda
- Matemática | 14.2 Prisma
(IFCE) Foram construídos dois cubos de madeira. Um deles tem 343cm³ de volume e o outro tem aresta medindo 2 cm a mais que o primeiro. A área total do maior cubo, em centímetros quadrados, é:
- Física | 3.5 Gases
(UNICENTRO)
A figura representa um mol de moléculas de um gás ideal que sofre uma transformação isotérmica reversível A ⇆ B. Nessas condições, a pressão PB, em atm, é igual a
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEFS) Se há perigo de superaquecimento [do corpo], o hipotálamo transmite impulsos que estimulam as glândulas sudoríparas a aumentar sua atividade e dilatar os vasos sanguíneos na pele, de modo que um aumento no fluxo sanguíneo resulta em uma perda maior de calor. O hipotálamo também pode estimular o relaxamento dos músculos e assim minimizar a produção de calor nesses órgãos.
(COHEN; WOOD, 2002, p. 378)
Com base nas informações a respeito da termorregulação corpórea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Os músculos são especialmente importantes na regulação da temperatura, porque as variações na quantidade de atividade muscular podem prontamente aumentar ou diminuir a quantidade total de calor produzida.
( ) A atuação da porção endócrina do hipotálamo favorece a termorregulação corpórea, ao desenvolver estratégias fisiológicas que mantém a temperatura do corpo na faixa dos 37oC.
( ) A vasodilatação periférica provoca um resfriamento do corpo em uma ação característica de ambientes onde a perda de calor seja maior que a produção, a partir do metabolismo energético celular.
( ) O perigo de um superaquecimento corpóreo se configura na perda progressiva da ação enzimática, que interfere na capacidade da célula de manter as suas taxas metabólicas dentro de um padrão de normalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Química | 2.5 Oxirredução
(FATEC) Nas latinhas de refrigerantes, o elemento alumínio (número atômico 13) está presente na forma metálica e, na pedra-ume, está presente na forma de cátions trivalentes. Logo, as cargas elétricas relativas do alumínio nas latinhas e na pedra-ume são, respectivamente: