(UFRGS) Observe a figura abaixo que representa uma blástula.
Com relação à figura, é correto afirmar que o número __________ corresponde à __________ que dá origem __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FUVEST 2018 1ª FASE) Em 2016, as lâmpadas incandescentes tiveram sua venda definitivamente proibida no país, por razões energéticas. Uma lâmpada fluorescente, considerada energeticamente eficiente, consome 28 W de potência e pode produzir a mesma intensidade luminosa que uma lâmpada incandescente consumindo a potência de 100 W. A vida útil média da lâmpada fluorescente é de 10.000 h e seu preço médio é de R$ 20,00, enquanto a lâmpada incandescente tem vida útil de 1.000 h e cada unidade custaria, hoje, R$ 4,00. O custo da energia é de R$ 0,25 por quilowatt hora. O valor total, em reais, que pode ser poupado usando uma lâmpada fluorescente, ao longo da sua vida útil, ao invés de usar lâmpadas incandescentes para obter a mesma intensidade luminosa, durante o mesmo período de tempo, é
- Química | 3.8 Bioquímica
(PUCRS) Para responder à questão, analise a fórmula e o texto abaixo, que contém lacunas.
A lactose é um __________ encontrado em diversos tipos de leite e, junto com as gorduras, é uma das fontes de energia para filhotes de mamíferos. A estrutura dessa molécula apresenta numerosos grupos funcionais característicos dos __________, que conferem a ela boa solubilidade em água. A digestão da lactose exige uma enzima específica, a lactase, que normalmente os filhotes de mamíferos possuem, mas não os adultos. A lactase é uma proteína que age como __________, acelerando a reação de quebra da molécula da lactose. A falta dessa enzima no organismo origina a intolerância à lactose, que acomete parte da população.
Assinale a alternativa com as palavras que preenchem corretamente as lacunas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Antítese, Paradoxo, Hipérbole e Eufemismo
Texto base: Leia o texto. Vovô Bartolomeu Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa. — Vovô, que é que você está a ver no céu? — Estou vendo uma coisa que você vai ver só, logo no meio-dia, e que a estas horas já chegou lá no sô Luca. — Que é que tem lá no sô Luca? — Diga aos homens para trabalhar com pressas, senão você vai ver só: ninguém que para com chuva. E vovô Bartolomeu entrou arrastadamente na cubata, donde saía um fumo bem de fogueira quente. Ainda o ouvi cantar — Eh! Eh! Eh! Eh! — Eh! pessoal! Vamos despachar o serviço. Vovô Bartolomeu disse que vai vir chuva. E todo o pessoal começou a trabalhar com força, para acabar de recolher o milho, quase para o meio-dia. A colheita não tinha sido má, e para este ano havia de pagar todas as contas e ainda sobrava dinheiro para dar o alembamento da filha do velho Gonga. [...] In: SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia.
São Paulo: Ática, 1985, p. 55-7.
Enunciado:
O trecho “Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa”, refere-se ao fato de o vovô estar observando a
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2012 1º APLICAÇÃO)
Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixeiGONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante, 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento).
A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
(FUVEST 2014 1° FASE) No texto, empregam-se, de modo mais evidente, dois recursos de intertextualidade: um, o próprio autor o torna explícito; o outro encontra-se em um dos trechos citados abaixo. Indique-o.