Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 2º APLICAÇÃO)
Adicciones y broncas: ¿Por qué dejé Facebook?
Pese al indudable éxito de la marea azul de Facebook, algunas personas optan por un mundo menos conectado. “Yo lo dejé porque era increíblemente adictivo y perdía muchísimo tiempo”, explica Sonia (nombre ficticio), una médica madrileña de 35 años. En cada visita los usuarios de la red suelen pasar 20 minutos en media.
Las personas que deciden abandonar el lugar suelen argumentar parecidas razones: pérdida de tiempo, relaciones superficiales o falta de privacidad. La última parte es en la que la red social ha avanzado más, en gran parte obligada por las autoridades de diferentes países. Desde hace un tiempo, el usuario tiene más opciones sobre qué quiere compartir y con quién.
“En mi caso hubo un motivo concreto, una bronca con un familiar muy cercano. Después del enfado, fui a excluirlo de la lista de amigos. Pero, en el momento de hacerlo, me sentí ridículo al reparar en lo enganchado que yo estaba a esa red y pensé que mejor me eliminaba a mí mismo. Suena a broma pero ocurrió así”, explica Alberto (nombre ficticio), que afirma que se mantiene en otras redes, como Twitter, por motivos laborales.
NAVAS, J. A. Disponível em: www.elmundo.es. Acesso em: 21 fev. 2012 (adaptado).
Por meio de depoimentos, o texto exemplifica as razões de alguns usuários do Facebook para abandonar essa rede social. Com relação a Alberto, nome fictício de uma das pessoas citadas, o abandono do Facebook ocorreu porque
- História | 5.1 Expansão Marítima
(FAMERP) A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações, houve uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa. O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes.
Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAOMARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html. Acesso em: 05 abr. 2015. (adaptado).
A expansão comercial e marítima europeia iniciada a partir do século XV foi impulsionada pelo(s) seguinte(s) fator(es):
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.
Disponível em: http://www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010.
Segundo este levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Examine atentamente a charge do cartunista Angeli.
ANGELI. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/angeli/chargeangeli/>. Acesso em: 23 jul. 2013.
O cartunista Angeli ironiza um aspecto do fenômeno da globalização que se configura
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FUVEST 2005 1ª FASE)
A figura mostra a face inferior de uma folha onde se observam estruturas reprodutivas.
A que grupo de plantas pertence essa folha e o que é produzido em suas estruturas reprodutivas?