(UFJF) Os equinodermos são triblásticos e apresentam várias características compartilhadas com os protocordados (grupo do filo Chordata), principalmente na fase embrionária, As características que mostram o parentesco evolutivo entre os dois grupos são:
I. Simetria radial secundária.
II. Enterocelia.
III. Presença de endoesqueleto.
IV. Blastóporo origina a boca.
V. Deuterostomia.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir todas as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
A progressão é garantida nos textos por determinados recursos linguísticos, e pela conexão entre esses recursos e as ideias que eles expressam. Na crônica, a continuidade textual é construída, predominantemente, por meio:
- Física | B. Força Magnética
(FUVEST 2005 1° FASE) Assim como ocorre em tubos de TV, um feixe de elétrons move-se em direção ao ponto central O de uma tela, com velocidade constante. A trajetória dos elétrons
é modificada por um campo magnético vertical B, na direção perpendicular à trajetória do feixe, cuja intensidade varia em função do tempo t como indicado no gráfico. Devido a esse campo,
os elétrons incidem na tela, deixando um traço representado por uma das figuras abaixo.
A figura que pode representar o padrão visível na tela é:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Ano Internacional da Cooperação pela Água
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água” com a finalidade de uma reflexão mundial sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta.
Tratamento de ÁguasEntres os grandes exploradores de fontes aquáticas estão as indústrias têxteis. Estas requerem grandes quantidades de água, corantes, entre outros produtos. O processamento têxtil é um grande gerador de dejetos poluidores de recursos hídricos. Urna técnica promissora para a minimização desse problema é a eletrofloculação, que tem se mostrado eficiente tanto no processo de reciclagem da água quanto do corante. A Fig. 1 mostra uma representação esquemática de um dispositivo dc eletrofloculação e a estrutura química do corante índigo, bastante usado nas indústrias têxteis
(extraído do artigo “Tratamento da água de purificação do biodiesel utilizando eletrofloculação”. Química Nova. vol.35. n.4. 2012)
A fluoretação é um processo de tratamento de água em que é adicionado um composto à base de flúor que diminui a incidência de cárie em dentes. Caso seja adicionado fluoreto de cálcio na água, qual seria a quantidade do sal em gramas para saturar 1 m de água, sabendo que seu Kps é 4 x10-11 e a quantidade de cálcio é 40 ppm?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O patrimônio cultural pode ser definido como o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira. Os bens culturais imateriais estão relacionados às habilidades, aos saberes, às práticas, às crenças, ao modo de ser das pessoas. Já os bens materiais são formados por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/material-e-imaterial>. Acesso em: 13 maio 2014.
Qual das alternativas a seguir apresenta uma imagem correspondente a um bem cultural imaterial?
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas.
Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar.
Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague.
O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(PARKES. 2013. p. 22-27).
O controle nervoso da respiração é realizado pelo centro cardiorrespiratório localizado no bulbo raquidiano. Ele é alterado, dentre outros motivos, pelas variações da concentração de oxigênio e de dióxido de carbono, bem como do valor do pH do sangue.
Em relação a esse controle responsável pela manutenção da ventilação pulmonar em seres humanos, é correto afirmar: