Analisando-se o heredograma, é possível afirmar, EXCETO:
Questões relacionadas
- Matemática | 15.3 Circunferência
(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO) A figura mostra uma criança brincando em um balanço no parque. A corda que prende o assento do balanço ao topo do suporte mede 2 metros. A criança toma cuidado para não sofrer um acidente, então se balança de modo que a corda não chegue a alcançar a posição horizontal.
Na figura, considere o plano cartesiano que contém a trajetória do assento do balanço, no qual a origem está localizada no topo do suporte do balanço, o eixo X é paralelo ao chão do parque, e o eixo Y tem orientação positiva para cima.
A curva determinada pela trajetória do assento do balanço é parte do gráfico da função:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma obra de arte é um desafio; não a explicamos, ajustamo-nos a ela. Ao interpretá-la, fazemos uso dos nossos próprios objetivos e esforços, dotamo-la de um significado que tem sua origem nos nossos próprios modos de viver e de pensar. Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna se, deste modo, arte moderna.
As obras de arte, porém, são como altitudes inacessíveis. Não nos dirigimos a elas diretamente, mas contornamo-las. Cada geração as vê sob um ângulo diferente e sob uma nova visão; nem se deve supor que um ponto de vista mais recente é mais eficiente do que um anterior. Cada aspecto surge na sua altura própria, que não pode ser antecipada nem prolongada; e, todavia, o seu significado não está perdido porque o significado que uma obra assume para uma geração posterior é o resultado de uma série completa de interpretações anteriores.
Arnold Hauser, Teorias da arte. Adaptado
(FUVEST 2018 1ª FASE) De acordo com o texto, a compreensão do significado de uma obra de arte pressupõe
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir referente à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Teremos meses de cruel provação e sacrifício pela frente. É algo temeroso convocar este povo pacífico para a guerra, para a mais terrível e desastrosa de todas as guerras, que ameaça a própria civilização [...]. Mas o direito é mais precioso do que a paz, e devemos lutar pelo que sempre carregamos no coração – pela democracia, pelo direito daqueles que se submetem a uma autoridade a ter voz em seu próprio governo, pelos direitos e liberdades de pequenas nações. A essa tarefa devemos dedicar nossa vida e nosso destino, tudo que somos e tudo que temos, com o orgulho daqueles que sabem que chegou o dia no qual os Estados Unidos têm o privilégio de derramar seu sangue pelos princípios que os fundaram e que os deram alegria e paz. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1917-abril-americanos-guerra/entrada-eua-conflito-tio-sam-woodrow-wilson.shtml>. Acesso em: Acesso em: 19 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
a) Identifique os motivos da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial.
b) Comente a respeito das mudanças de poder das potências mundiais após o término da Primeira Guerra.
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(IFBA) Alguns estudantes, no caminho de volta para casa, perceberam que, num determinado momento, na mesma avenida, havia três semáforos que apresentavam o sinal verde simultaneamente. Considerando as observações a seguir:
- semáforo I demorava 60 segundos para chegar ao sinal verde;
- o semáforo II demorava 40 segundos;
- o semáforo III demorava 2 minutos.
O tempo necessário para que os três semáforos estejam na cor verde de forma simultânea novamente será de:
- Física
Considere um edifício em construção, constituído pelo andar térreo e mais dez andares. Um servente de pedreiro deixou cair um martelo cuja massa é 0,5 kg a partir de uma altura do piso do décimo andar. Suponha que cada andar tem uma altura de 2,5 m e que o martelo caiu verticalmente em queda livre partindo do repouso. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e o martelo como uma partícula. Despreze a resistência do ar, a ação do vento e a espessura de cada piso.Levando em conta as informações dadas, analise as seguintes afirmativas:
1. A velocidade do martelo ao passar pelo teto do 1° andar era 20 m/s.
2. A energia cinética do martelo ao passar pelo piso do 5° andar era maior que 100 J.
3. Se a massa do martelo fosse o dobro, o tempo de queda até o chão diminuiria pela metade.
Assinale a alternativa correta.