Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
A Amazônia em chamas, a censura voltando, a economia estagnada, e a pessoa quer falar de quê? Dos cafonas. Do império da cafonice que nos domina. O cafona fala alto e se orgulha de ser grosseiro e sem compostura. Acha que pode tudo. Não há ética que caiba a ele. Enganar é ok. Agredir é ok. Gentileza, educação, delicadeza, para um convicto e ruidoso cafona, é tudo coisa de maricas. O cafona fura filas, canta pneus e passa sermões. Despreza a ciência, porque ninguém pode ser mais sabido que ele. O cafona quer ser autoridade, para poder dar carteiradas. Quer bajular o poderoso e debochar do necessitado. Quer andar armado. Quer tirar vantagem em tudo. Unidos, os cafonas fazem passeatas de apoio e protestos a favor. Atacam como hienas e se escondem como ratos. Existe algo mais brega do que um rico roubando? Algo mais chique do que um pobre honesto? É sobre isso que a pessoa quer falar, apesar de tudo que está acontecendo. Porque só o bom gosto pode salvar este país.
(Adaptado de Fernanda Young, Bando de cafonas. Publicado em https: //oglobo.globo.com/cultura/em-sua-ultima-coluna-fernanda-young-sent enciacafonice-detesta-arte-23903168. Acessado em 27/05/2020.)
*cafona: quem tem ou revela mau gosto (roupa cafona); que revela gosto ou atitude vulgares.
Em relação aos recursos de coesão usados na construção do texto, é correto afirmar que:
- Geografia | 5.2 Migração
Uma ação tomada por alguns países que pode funcionar é proporcionar bolsas de estudo e empréstimos para aqueles que querem estudar em centros universitários fora do país, com a contrapartida de que, após a conclusão da faculdade, essas pessoas possam pagar ao governo voltando e trabalhando no país de origem. Desburocratizar o exercício de certas profissões e incentivar centros de excelência também pode ajudar.
MALI, T. Disponível em: www.ufjf.br. Acesso em: 10 out. 2015 (adaptado).
As medidas governamentais descritas buscam conter a ocorrência do seguinte processo demográfico:
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Verifique a tabela a seguir e complete:
PRODUTOS QUE COMPRAMOS NO SUPERMERCADO
QUILO - kg LITRO - L
Arroz Leite
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto base: Um mundo como a Terra Por Ulisses Capozzoli O anúncio um tanto bombástico da identificação de um planeta com características próximas às da Terra na sexta-feira passada (18/04/14), orbitando uma estrela anã vermelha a 490 anos-luz do Sistema Solar, é compreensível quanto à possibilidade de que mundos como o nosso possam ser abundantes no corpo da Galáxia, a Via Láctea e em outros “universos-ilha”, para usar a expressão de Kant, espalhados por todo o Universo. Mas, considerada por outros aspectos, soa algo literalmente inalcançável, uma espécie de “paraíso perdido”, agora para tomar de empréstimo o título de uma obra do poeta inglês John Milton. Kepler 186f, uma espécie de primo distante da Terra, foi identificado pelo telescópio espacial Kepler, atualmente fora de operação por um defeito em seu delicado sistema de apontamento. Astrônomos planetários identificaram o planeta analisando os dados coletados pelo Kepler pelo processo de trânsito planetário. Imagine o farol de seu carro numa noite escura e que subitamente um inseto do porte de uma pulga cruze na frente dele. Você, obviamente, não se dará conta disso. Mas um sistema sofisticado de detecção na variação na quantidade de luz emitida pelo farol de seu veículo (nesta analogia o Sol que abriga um planeta em sua órbita) seria capaz de identificar as dimensões do corpo da pulga, ainda que fosse incapaz de determinar sua massa. Ao menos desde 1992, quando foi identificado o primeiro planeta extrassolar, ou seja, o primeiro planeta fora do reino do Sol, astrônomos planetários buscam um mundo do porte e características da Terra, na esperança de responder uma pergunta ancestral: se somos a única inteligência do Cosmos. Evidentemente que a última frase do parágrafo anterior pressupõe vida, e vida inteligente, como concebemos à imagem de nossa própria existência, e esse já é um reducionismo capaz de arruinar completamente um raciocínio mais amplo e complexo. De qualquer maneira, de alguma forma procuramos nossa própria imagem em outros mundos e, na essência, sonhamos com a possibilidade de indagar a prováveis outras criaturas sobre questões que nos são fundamentais e para as quais ainda não obtivemos respostas satisfatórias. Disponível em: http://blogdasciam.blog.uol.com.br. Acesso em 05/03/2018 (adaptado)
Enunciado:
Ao longo do texto, o autor apresenta situações que levam o leitor a entender a sensibilidade do telescópio espacial Kepler na coleta de dados do trânsito planetário para que os astrônomos possam identificar corpos no espaço e obter informações.
O trecho em que o autor estabelece uma comparação com esse objetivo é:
- Ciências - Fundamental | 03.4. As relações alimentares entre os seres vivos: cadeias alimentares
Você já reparou que na natureza tudo está interligado? As plantas precisam do sol, da água e dos nutrientes do solo para crescerem e, por sua vez, são a fonte de alimento de muitos animais. Mas será que todos os animais se alimentam das plantas? Como funciona a cadeia alimentar e a teia alimentar? E o que são os níveis tróficos? Essas são algumas perguntas que podemos fazer ao estudar esse tema fascinante da biologia.
Com base nesses questionamentos responda:
Como uma alteração na cadeia alimentar pode afetar o meio ambiente ao nosso redor?