(UFTM) Muitos jovens ficam expostos a sons de elevada intensidade, como em casas noturnas e shows, além de utilizar fones de ouvido, de forma que quem os circunda também ouve a “música”. A exposição prolongada a ruídos de tais intensidades pode causar danos irreversíveis à audição, que são devidos
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia trechos de uma reportagem para responder à questão. Disponível em: <http://www.superinteressante.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Explique a importância dessa mescla de linguagem para a compreensão do texto.
- Geografia | 3.4 Clima
A região, conhecida como o Terceiro Polo pela enorme quantidade de gelo que contém, está aquecendo quase o dobro da média global. Embora a área esteja ficando mais úmida por enquanto, os especialistas temem que nas próximas décadas o recuo das geleiras possa levar à escassez de água no continente. O Terceiro Polo tem cerca de 100.000 quilômetros quadrados de geleiras e alimenta mais de dez sistemas fluviais e 12.000 lagos. É o maior armazenamento de água congelada depois dos polos Norte e Sul e fornece água para cerca de um quarto da população mundial.
(Disponível em: https://bit.ly)
As informações do texto se aplicam à região indicada no planisfério pelo número
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UNIC) A esquistossomose ou barriga d´água é uma doença parasitária, causada pelo platelminto trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem à esquistossomose uma grande relevância enquanto problema de saúde pública.
(A ESQUISTOSSOMOSE ou barriga d´água..., 2015)
Em relação a essa patologia, é correto afirmar:
- Física
A figura a seguir refere-se ao diagrama horário da posição de uma partícula que descreve um M.R.U.V. a partir do repouso no instante zero. No intervalo (10s, 15s), o deslocamento sofrido pela partícula é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 16, 17 e 18 referem-se ao artigo a seguir, a respeito de Sustentabilidade.
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
O que é sustentabilidade?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível do equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso, todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática de resultado aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido no dia a dia. Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ – 23/11/2010 – adaptado.
Explique, no seu ponto de vista, o motivo primordial em que as grandes empresas divulgam, nas propagandas, as ações que elas próprias dizem praticá-las, ligadas ao termo Sustentabilidade.