(UFRGS) O quadro apresenta a distribuição dos 4 diferentes alelos do gene A cujas combinações genotípicas são responsáveis pelos padrões de coloração da pelagem de algumas raças caninas.
Adaptado de Dreger D.L.; Schmutz, S. M. A SINE insertion causes the Black- and- tan and Saddle Tan Phenotypes in domestic dogs.
Joumal oF Heredity, volume 102, supplement l,September/ October 2011, S11-S18.
Assinale a alternativa correta, considerando que o gene K é epistático em relação ao gene A de tal forma que, na presença de K, todos os cães têm a cor do pelo preta; e que o genótipo kk permite a expressão dos diferentes alelos do gene A.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera, próximo à superfície do planeta, o aquecimento global, decorre da intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a temperatura planetária dentro de níveis adequados à existência da vida. Sabe-se que as alterações nas concentrações de CO2 contribuem significativamente para o aquecimento do planeta.
Com base nos conhecimentos relacionados ao CO2 atmosférico e à sua disponibilização por meio do ciclo de carbono, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A ação de micro-organismos saprófitos devolve ao ambiente grande parte do carbono aprisionado nas moléculas orgânicas.
( ) A queima, pelo homem, de hidrocarbonetos retirados do fundo oceânico causa sensíveis elevações na concentração de CO2 atmosférico.
( ) Grande parte das substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais é degradada e liberada sob a forma de CO2 atmosférico durante a fotossíntese.
( ) As substâncias orgânicas incorporadas pelas células dos animais herbívoros são degradadas na respiração, sendo o CO2 liberado nesse processo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo, é a:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UFJF) Analise as seguintes afirmativas sobre tecido epitelial:
I. O tecido epitelial reveste o corpo e protege o organismo contra atritos, invasão de microrganismos e evaporação.
II. É caracterizado pela pouca quantidade de substância intercelular e abundância de vasos sanguíneos, o que favorece sua função de barreira contra invasão de patógenos.
III. Quanto mais grosso for o epitélio, melhor será sua capacidade de proteção; quanto mais fino, melhor sua capacidade de absorção.
IV. Nos vertebrados terrestres (répteis, aves e mamíferos), as células epiteliais da epiderme fabricam a actina, uma proteína impermeável que evita a desidratação.
V. As pessoas idosas têm cabelos grisalhos porque os melanócitos da base do pelo perderam a capacidade de produzir melanina
Assinale a opção que apresenta somente informações CORRETAS
- Química | 2.3 Termoquímica
Podemos obter energia no organismo pela oxidação de diferentes fontes. Entre essas fontes destacam-se a gordura e o açúcar. A gordura pode ser representada por uma fórmula mínima (CH2)n enquanto um açúcar pode ser representado por (CH2O)n. Considerando essas duas fontes de energia, podemos afirmar corretamente que, na oxidação total de 1 grama de ambas as fontes em nosso organismo, os produtos formados são
- Biologia | 4.2 Citoplasma
"Quanto mais enrugado, melhor.” Por muito tempo, essa era a máxima que parecia valer quando falávamos da estrutura do cérebro. Mas um artigo publicado na revista Science por dois brasileiros parece derrubar essa teoria. O estudo mostra que as reentrâncias características da superfície do cérebro de alguns mamíferos não têm nada a ver com a quantidade de neurônios, como se cogitava - elas são, na verdade, pura física: resultam da maneira como o órgão se molda às pressões internas e externas em seu desenvolvimento e obedecem ao mesmo tipo de regra que uma folha de papel ao ser amassada..."
(http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/06/sobre-cerebros-papeis-e-dobraduras).
Sabemos que nascemos com um número determinado de neurônios que são formados ainda na fase embrionária e que nunca são substituídos, porém as partes desgastadas são substituídas a cada mês (com exceção de seus genes) por um processo denominado autofagia. A organela celular responsável por este processo é:
- Arte | 5. Idade Moderna
LXXVIII (Camões, 1525?-1580)
Leda serenidade deleitosa,
Que representa em terra um paraíso;
Entre rubis e perlas doce riso;
Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;
Presença moderada e graciosa,
Onde ensinando estão despejo e siso
Que se pode por arte e por aviso,
Como por natureza, ser fermosa;
Fala de quem a morte e a vida pende,
Rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
Repouso nela alegre e comedido:
Estas as armas são com que me rende
E me cativa Amor; mas não que possa
Despojar-me da glória de rendido.
CAMÕES, L. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 200
A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos