(UEG) Na retomada de uma época epidemiológica chamada “retorno das doenças reemergentes”, especialistas alertam a capacidade de que o corpo humano necessita para adquirir sua homeostase. Para isso, os diferentes sistemas do organismo humano, especialmente aqueles que podem contribuir para os mecanismos de defesa do corpo humano, devem estar em funcionamento saudável. Nesse contexto, o sistema linfático, composto por vasos que passam por órgãos como baço, timo, amígdalas e linfonodos, exerce uma função importante, uma vez que a circulação linfática
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Considere a expressão S dada por:
S = 2ay + 7y - 2ax - 7x.
Sabendo que y - x = -9 e que a = -2, o valor numérico de S é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Glasnost tinha o objetivo de oferecer ao país uma maior liberdade de expressão e a realização de uma abertura política. Após a implantação da Glasnost, os meios de comunicação, os meios artísticos e toda a população soviética em geral tiveram o direito de se expressar mais livremente, com menor controle e censura do governo e do partido comunista. Embora ainda existissem restrições, o plano foi um grande feito para a liberdade de se expressar de todos, se comparado à censura que existia antes. A Glasnost também introduziu o multipartidarismo e uma maior facilidade para que as pessoas saíssem da União Soviética, já que antes do plano era proibido sair do país sem autorização. A Perestroika visou à melhoria da situação econômica do país. As principais mudanças na política econômica ocorrida depois da Perestroika foram a maior autonomia a empresas estatais, introdução de alguns princípios do sistema capitalista, planejamento econômico descentralizada entre estados membros da União Soviética, aumento do quantitativo das indústrias de produção de bens de consumo, diminuição dos empréstimos feitos para outros países socialistas, e diminuição dos gastos em defesa e militares. Disponível em: <http://goo.gl/V55ZTH>. Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
Considerando o contexto histórico que marcou o fim da Guerra Fria,
a)explique o que foi a chamada “Glasnost” e a “Perestroika”.
b) relacione a “Glasnost” e a “Perestroika” ao processo que culminou no fim deste conflito
- Matemática | 10. Estatística
Um rapaz estuda em uma escola que fica longe de sua casa, e por isso precisa utilizar o transporte público. Como é muito observador, todos os dias ele anota a hora exata (sem considerar os segundos) em que o ônibus passa pelo ponto de espera. Também notou que nunca consegue chegar ao ponto de ônibus antes de 6h15min da manhã. Analisando os dados coletados durante o mês de fevereiro, o qual teve 21 dias letivos, ele concluiu que 6h21min foi o que mais se repetiu, e que a mediana do conjunto de dados é 6h22min.
A probabilidade de que, em algum dos dias letivos de fevereiro, esse rapaz tenha apanhado o ônibus antes de 6h21min da manhã é, no máximo:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O tapete da entrada de um salão de festas foi danificado e, por ser um tapete personalizado, o dono do salão de festas contratou uma costureira para confeccionar um novo tapete. Nas especificações do modelo, o dono do estabelecimento enviou à costureira uma planta da entrada do salão com escala 1 : 20 e solicitou que as dimensões do tapete fossem cinco vezes menores do que as dimensões do cômodo. A planta enviada à costureira está na imagem a seguir.
Considerando as especificações para o novo tapete, suas dimensões, em centímetro, são:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo – You-tube
- Papel Contact
- Rolos de papel higiênico
- Palitos de picolé – coloridos
- Tesoura
PROCEDIMENTOS
-O professor vai começar a aula falando um pouco mais sobre as cores.
Disponível: https://www.significados.com.br/cores-2/
- O professor deverá passar um vídeo sobre as cores para os alunos
Disponível : https://www.youtube.com/watch?v=y-sKvA9UrXU
- Depois do vídeo, o professor vai demonstrar para cada criança o que deverá ser feito:
colar o papel contact envolvendo todo o rolinho e grudar um palito de picolé no rolo.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
- O professor deverá entregar para as crianças o pedaço de papel contact , já cortado, no
tamanho do rolo .
- O professor deverá distribuir o restante do material para as crianças.
- Pedir para as crianças para colar o papel no rolinho . O professor deverá auxiliá-los nesta
hora.
- Pedir as crianças para começarem a grudar os palitinhos no rolo. Deixe que as crianças
encontrem o seu jeito pessoal de colar os palitos.
- Incentive as crianças a usar várias cores para ficar um trabalho super colorido.
- Cobrir o rolo todo com os palitinhos coloridos.
- Depois que todos os rolos estiverem prontos, o professor poderá montar um a exposição na
sala de aula.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA