Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Cyberbullying : ofensas e humilhações na Internet Humilhar, constranger, ofender, perseguir, difamar, machucar. Esses são os ingredientes maléficos que compõem o bullying, expressão inglesa aplicada às escolas para definir o comportamento de crianças e adolescentes que têm o dom de infernizar a vida dos seus colegas. Volta e meia, a imprensa noticia casos em que a agressão chega a extremos, terminando na morte da vítima ou do agressor. Ou seja, o que pode parecer uma simples brincadeira de criança, piadinhas de mau gosto ou apelidos pejorativos, na verdade não têm nada de normal ou inconsequente. É um desvio de comportamento em que o agressor pratica abusos morais ou físicos, levando a vítima a se afastar do convívio dos amigos, a desinteressar-se dos estudos, abalando profundamente sua autoestima. [...] O mais grave dessa situação é que a vítima, na maior parte das vezes, não sabendo como reagir, com medo de piorar sua situação, acaba se isolando, sofrendo sozinho, sem pedir ajuda a ninguém. Justamente numa época da vida em que o adolescente está definindo sua personalidade e que a opinião do grupo é fundamental como parâmetro de aceitação e admiração, ele se vê indefeso e profundamente magoado. Este tem sido um desafio para muitos pais e professores que se veem diante de um desvio de comportamento que tantos danos é capaz de causar, sem saberem como evitar que isso aconteça. DUPRAT, Maluh. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cyberbullying.htm>. Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Tanto o artigo de opinião quanto a charge abordam a questão do ciberbullying. Ao relacionar os textos anteriores, infere-se o seguinte ponto de vista defendido pelos dois autores:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
O sistema vascular das plantas apresenta, basicamente, dois componentes: o floema (conduz seiva orgânica) e o xilema (conduz seiva inorgânica). A condução da seiva inorgânica, que algumas vezes precisa percorrer dezenas de metros contrários à força da gravidade, é explicada por uma força de sucção e uma de interação química. À medida que as folhas perdem água por transpiração, suas células absorvem a seiva inorgânica dos vasos xilemáticos, provocando uma pressão de sucção que puxa a coluna líquida no interior dos vasos do xilema. Já o outro fator – as interações químicas existentes entre as moléculas de água – facilita o deslocamento do líquido pelos vasos xilemáticos de maneira que uma molécula “puxa” a outra e assim por diante.
O fenômeno, ocasionado pela interação química entre as moléculas, que facilita o deslocamento da coluna de água no processo de transporte da seiva bruta descrito no texto é o(a)
- Química | 4. Química Ambiental
(UEMG) “Se Itaipu fosse uma hidrelétrica a óleo, o Brasil teria que queimar 434 mil barris de petróleo por dia para obter o mesmo resultado. O volume de terra e rocha removido é equivalente a duas vezes o Pão de Açúcar. A altura da barragem principal equivale a um edifício de 65 andares. (...) calculei que por ali devia escoar uma catarata. O guia corrigiu a minha besteira: ‘não uma, mas quarenta cataratas do Iguaçu’.”
VENTURA, 2012, p. 121.
Inúmeras são as fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que essas fontes se dividem em dois tipos, as fontes renováveis e as não renováveis. As fontes de energias renováveis são aquelas em que sua utilização e uso podem ser mantidos e aproveitados ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. As fontes de energia renováveis onde atualmente existe um maior desenvolvimento estão exemplificadas na tabela abaixo:
De acordo com a tabela e com seus conhecimentos a respeito de combustíveis e energia, está CORRETO o que se afirma em:
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
No ano de 2010 o DataSenado realizou uma pesquisa intitulada “Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil”. A pesquisa ouviu 1 165 pessoas com deficiência e uma das questões foi a seguinte: “Para você, nos últimos anos, o preconceito em relação às pessoas com deficiência está igual, aumentando ou diminuindo?”. A porcentagem das respostas a esta pergunta é mostrada na tabela a seguir.
Pelos dados contidos na tabela, o número que mais se aproxima da quantidade de pessoas que responderam “diminuindo” é
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(ENEM 2017 LIBRAS) O quadro indica o resultado resumido de um enxame de sangue (Hemograma) de uma jovem de 23 anos.
Com base nesses resultados, qual alteração fisiológica a jovem apresenta?