Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a capa do jornal O Pasquim.
Capa do jornal O Pasquim, 17 nov. 1969.
Disponível em:<feraneto.blog.uol.com.br>. Acesso em: 21 jul. 2013.
Na capa de O Pasquim, publicado logo após a prisão de quase toda a equipe do jornal, lê-se: Um Pasquim automático? Sem o Ziraldo, sem o Jaguar, sem o Tarso, sem o Millor, sem o Flávio, sem o Sérgio, sem o Fortuna, sem o Garcez, sem a redação, sem a contabilidade, sem a gerência e sem o caixa (foi o que li na capa) como pode?
Responda:
A) Explique por que O Pasquim pode ser considerado uma brecha na cultura do medo durante o Regime Militar.
B) Estabeleça comparações entre o papel desempenhado pelo O Pasquim durante o Regime Militar e a Imprensa no Brasil atual.
C) Cite e explique outras duas práticas que podem ser consideradas brechas na cultura do medo.
- Geografia | 6.1 Agricultura
Agricultores familiares e assentados da reforma agrária são os dois principais grupos responsáveis pelo aumento da produção de alimentos orgânicos no Brasil. Completam o perfil os integrantes de ecovilas,normalmente formadas por jovens urbanos que vão para o meio rural, e a agricultura urbana e periurbana, desenvolvida por grupos que promovem hortas urbanas. Os diferentes perfis são unidos pelo desejo da alimentação saudável, combinada com uma visão de mundo comum.“Há também o discurso de voltar à terra, contra a semente transgênica e a agricultura industrializada, sendo uma produção muito diferente do agronegócio”, explica Suiá da Rocha.
Disponívelem: http://www.redebrasilatual.com.br. Acesso em: 25 fev. 2018(adaptado).
As características apontadas no texto sobre os modelos agrícolas destacados, em contraste com o agronegócio, promovem a
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UEG) Observe a charge a seguir.
A charge ironiza o dístico “ordem e progresso”, presente na atual Bandeira do Brasil. A sua origem e significado remetem a um contexto marcado
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
Uma mulher daltônica
- Física | 3.2 Dilatação
(UNIT) Um tubo de ensaio para experiências tem volume de 20,0 cm³ e contém um volume inicial V0 de mercúrio. Quando o conjunto sofre uma variação de temperatura, ΔT, igual a 50°C, o mercúrio passa a ocupar todo o volume disponível do tubo.
Sendo o coeficiente de dilatação volumétrica do vidro e do mercúrio, respectivamente, iguais a 25.10-6 °C-1 e 180.10-6 °C-1, o volume inicial de mercúrio no tubo, em cm³, é igual a