Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Ufpa) Uma das formas mais agudas de desemprego presentes na contemporaneidade é o desemprego provocado pela mudança na configuração da estrutura ocupacional e na demanda da força de trabalho, em razão da adoção pelas empresas públicas e privadas de novos programas de gestão e organização do trabalho, de novas tecnologias, de ruptura da parte das cadeias produtivas, com o fechamento de empresas, e da desnacionalização de parte do parque produtivo.
Sobre as consequências desse processo de desemprego, considere os fatos citados nos itens abaixo:
I. a não inclusão dos jovens e a exclusão dos idosos do mercado de trabalho.
II. a expansão do trabalho em domicilio.
III. a ocorrência da expansão de oportunidades de trabalho no chamado “Terceiro Setor” (iniciativas privadas com fins públicos), especialmente em países capitalistas avançados.
IV. a intensa atividade sindical.
V. a aceitação dos trabalhadores herdeiros de uma “cultura fordista” em detrimento de trabalhadores “polivalentes e multifuncionais“ da era toyotista.
Está correto o que se apresenta no(s) item(ns):
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Interbits) Diferença salarial entre homens e mulheres cresceu em 2010, diz IBGE
A diferença nos salários pagos a homens e a mulheres aumentou em 2010, segundo dados do Cadastro Central de Empresas, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Se, em 2009, os homens ganhavam, em média, 24,1% a mais que as mulheres, em 2010 essa diferença subiu para 25%.
"O que a gente percebe é uma concentração muito grande de mulheres nas empresas menores, que pagam os salários mais baixos", disse Kátia Medeiros de Carvalho, analista das estatísticas do cadastro de empresas do IBGE.
Folha de S. Paulo, 16 mar. 2012.Poder. Disponível em: <http://folha.com/no1091087>. Acesso em 25 jul. 2012.
Os dados apresentados na reportagem acima fazem referência a qual tipo de desigualdade?
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Laboratórios de química geram como subprodutos substâncias ou misturas que, quando não têm mais utilidade nesses locais, são consideradas resíduos químicos. Para o descarte na rede de esgoto, o resíduo deve ser neutro, livre de solventes inflamáveis e elementos tóxicos como Pb, Cr e Hg. Uma possibilidade é fazer uma mistura de dois resíduos para obter um material que apresente as características necessárias para o descarte. Considere que um laboratório disponha de frascos de volumes iguais cheios dos resíduos, listados no quadro.
Tipos de resíduos
I - Solução de H2CrO4 0,1 mol/L
II - Solução de NaOH 0,2 mol/L
III - Solução de HCl 0,1 mol/L
IV - Solução de H2SO4 0,1 mol/L
V - Solução de CH3COOH 0,2 mol/L
VI - Solução de NaHCO3 0,1 mol/L
Qual combinação de resíduos poderá ser descartada na rede de esgotos?
- Física | B. Resistores
(UNIT) No banheiro de uma clínica um chuveiro elétrico, funciona à tensão de 200V. Quando a chave é ligada em “verão”, ele dissipa 1,5 kW, que se convertem em calor para aquecer a água. Quando a chave é ligada em “inverno”, a potência dissipada é 2,0 kW. Considerando-se o período do inverno, a resistência elétrica do chuveiro, em Ω, é igual a
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
As doenças que podem ser sexualmente transmitidas ainda são responsáveis por um alto índice de contaminação entre adolescentes e jovens adultos no país. Consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, a maioria dessas doenças é causada por bactérias, protozoários, fungos e vírus. São doenças que podem ser sexualmente transmitidas, são virais e ainda não possuem cura comprovada cientificamente: