(FATEC) Em populações humanas com menos acesso a nutrientes e isoladas geneticamente, a fome atua na seleção evolutiva dos genes poupadores, que estimulam vias metabólicas e fisiológicas responsáveis pela formação de reservas energéticas no corpo.
Indivíduos dessas populações, quando emigram, frequentemente têm acesso a dietas mais calóricas e tendem a apresentar doenças como a
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.7 Maior que, Menor que
As cartas a seguir pertencem ao jogo Trunfo Filhotes:
Disponível em:<http://i.mlcdn.com.br/1500x1500/super-trunfo-filhotes-32-cartasgrow-202810900a.jpg>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Todas as afirmações seguintes são confirmadas pelas cartas, menos uma.
Descubra a afirmação e marque-a
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos que ser ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua maneira de conviver com as pessoas. A forma de agir no dia a dia determina o comportamento das pessoas como sendo ético ou antiético.
1.2. Peça aos alunos que, de acordo com a cena, escrevam no quadro se a atitude é ética ou antiética.
Disponível em: <https://igrejauniversal.pt/site/wp-content/uploads/2017/01/social1-706x432.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.jornaldelavras.com.br/media/imagens/Noticias/aluno_agressivo.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://casaarrumadadecor.com.br/wp-content/uploads/2013/10/filhos-tarefas.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Pergunte aos alunos do Armandinho ter dito ao pai que tem vergonha do tênis quando vê crianças descalças na rua.
Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/3b/53/70/3b5370defea484fa98937ebbbad047c4.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos as três perguntas que devemos fazer para agirmos com ética.
Nem tudo que você quer você pode.
Nem tudo que você pode você deve.
Nem tudo que você deve você quer.
Disponível em: <http://anttenado.antt.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/campanha-%C3%A9tica-01.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Divida a turma em grupos. Cada grupo vai escolher uma frase e apresentar uma dramatização sobre ela para os colegas. Ao final de cada apresentação dos grupos, o restante da turma deverá dizer qual a frase que eles estão dramatizando. É fundamental que, na apresentação, fique claro o sentido dado para cada frase.
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(IME) Um veículo de combate tem, como armamento principal, um canhão automático eletromagnético, o qual está municiado com 50 projéteis. Esse veículo se desloca em linha reta, inicialmente, em velocidade constante sobre um plano horizontal. Como o veículo está sem freio e descontrolado, um engenheiro sugeriu executar disparos a fim de reduzir a velocidade do veículo. Após realizar 10 disparos na mesma direção e no mesmo sentido da velocidade inicial do veículo, este passou a se deslocar com metade da velocidade inicial. Diante do exposto, a massa do veículo, em kg, é:
Dados:
- velocidade inicial do veículo: 20 m/s
- velocidade do projétil ao sair do canhão: 800 m/s
- massa do projétil: 2 kg
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UEFS) Os homens sempre foram fascinados pelo céu noturno, pela infinidade de estrelas e pelos planetas brilhantes. A Lei da Gravitação Universal de Newton, juntamente com suas três leis do movimento, revelou que a natureza seguia as mesmas regras, qualquer que seja o lugar, e essa revelação teve um efeito profundo no modo se ver o universo. Considere um planeta X cuja massa seja trinta vezes maior que a massa M da Terra e cujo diâmetro seja o dobro do diâmetro D da Terra. Um corpo de massa m lançado verticalmente para cima com velocidade V da superfície da Terra atinge uma altura H, muito menor do que o diâmetro da Terra.
Esse corpo, quando lançado com a mesma velocidade V, a partir da superfície do planeta X, atinge uma altura nH, em que o valor de n é igual a
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El tango
Ya sea como danza, música, poesía o cabal expresión de una filosofía de vida, el tango posee una larga y valiosa trayectoria, jalonada de encuentros y desencuentros, amores y odios, nacida desde lo más hondo de la historia argentina.
El nuevo ambiente es el cabaret, su nuevo cultor la clase media porteña, que ameniza sus momentos de diversión con nuevas composiciones, substituyendo el carácter malevo del tango primitivo por una nueva poesía más acorde con las concepciones estéticas provenientes de Londres y París.
Ya en la década del ‘20 el tango se anima incluso a traspasar las fronteras del país, recalando en lujosos salones parisinos donde es aclamado por públicos selectos que adhieren entusiastas a la sensualidad del nuevo baile. Ya no es privativo de los bajos fondos porteños; ahora se escucha y se baila en salones elegantes, clubs y casas particulares.
El tango revive con juveniles fuerzas en ajironadas versiones de grupos rockeros, presentaciones en elegantes reductos de San Telmo, Barracas y La Boca y películas foráneas que lo divulgan por el mundo entero.
Disponível em: http://www.elpolvorin.over-blog.es. Acesso em: 22 jun. 2011 (adaptado).
Sabendo-se que a produção cultural de um país pode influenciar, retratar ou, inclusive, ser reflexo de acontecimentos de sua história, o tango, dentro do contexto histórico argentino, é reconhecido por