(UDESC) Assinale a alternativa correta em relação ao tipo sanguíneo na seguinte situação: um casal tem três filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguíneo O, e um filho possui o tipo sanguíneo A.
Questões relacionadas
- História | 6.12 Nazifascismo
(UPF) Leia alguns dos artigos do Tratado de Versalhes:
Art. 45 – (...) a Alemanha cede à França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos de exploração, desimpedidos e livres de todas as dívidas e despesas de qualquer tipo, as minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 – A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas todos os seus direitos e títulos sobre as possessões de ultramar.
Art. 198 – As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou navais.
Art. 232 – Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das Potências Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o período de beligerância de cada uma.
(MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 115-117)
A partir da leitura dos artigos transcritos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.
Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.
Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
A figura abaixo refere-se aos sistemas reprodutores humanos.
Os órgãos que produzem espermatozoides e óvulos, respectivamente, são os de número
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIFACS) Ao reconstruir genes antigos, cientistas podem recriar proteínas codificadas e observar como elas se comportam, obtendo assim percepções sobre a fisiologia de animais extintos. A hemoglobina dos glóbulos vermelhos de um mamute-lanudo mostrou que a proteína sensível à temperatura passou por adaptações que lhe permitiram executar o trabalho de envio de oxigênio a tecidos do organismo em condições frias enfrentadas pelos animais. Sequenciar fragmentos de genes que codificam a proteína hemoglobina, recriar genes funcionais de hemoglobina de mamute retirando os genes intactos correspondentes em um elefante asiático, e alterar suas sequências para coincidir com as sequências do mamute e, em seguida, inserir os genes modificados em bactérias E. coli para a produção de hemoglobina de mamutes. Finalmente, expor a hemoglobina purificada a um ambiente químico semelhante ao interior de células sanguíneas e observar como a hemoglobina de mamute prontamente libera oxigênio em várias temperaturas fisiologicamente relevantes. Todos esses procedimentos constituem etapas de uma metodologia necessária para retratar aspectos dos processos fisiológicos dos mamutes analisados nesse estudo.
(CAMPBELL; HOFREITER..., 2012, p. 72-73).
Sobre o processo de síntese de hemoglobina de mamute em células de E. coli, é correto afirmar:
I. Genes modificados sofrem replicação no ambiente celular bacteriano.
II. Sequências nucleotídicas de mamute são transformadas em DNA funcional específico de E. coli.
III. Ribossomos bacterianos traduzem RNAm de hemoglobina de mamute.
IV. Polimerases de E. coli catalisam a transcrição do DNA recriado em moléculas de RNA.
Das afirmativas apresentadas, a alternativa que indica todas as verdadeiras é a:
- Biologia | 05. Embriologia
(UNEB) É dentro do ovo que acontece o desenvolvimento do embrião por meio da embriogênese. Após a eclosão, os animais crescem, amadurecem sexualmente e produzem mais ovos. [...] Os nutrientes principais do ovo estão na gema, célula-ovo (ovócito) da galinha, produzida no ovário. Os anexos (casca e clara) são adicionados no oviduto e servem, entre outras coisas, para proteger a gema. O material nutritivo contido na gema, conhecido como vitelo, é composto de 50% de água, 34% de lipídios (gordura e substâncias relacionadas) e 16% de proteínas, com traços de glicose e de minerais. Como se pode ver, água e lipídios correspondem a 84% da gema. Um ovo de galinha tem, em média, 14g de lipídios, 6,5g de proteínas e outros componentes em menor quantidade (como vitaminas), mas ainda assim importantes para a alimentação humana. Os ovos de animais ovíparos variam muito de tamanho, sendo maiores e mais fáceis de analisar que os de animais vivíparos, como os mamíferos. O tamanho dos ovos, no primeiro grupo, vai de frações de milímetros (como os ovos de lombriga, que medem 0,05mm de comprimento por 0,02mm de largura) até mais de uma centena de milímetros (como os ovos do avestruz, que medem 170,0mm de comprimento e 135,0mm de largura). Em todos os casos, é sempre a maior célula do organismo, por causa do enorme volume de seu citoplasma.
(WINTER, 2008, p. 42-47)
A produção de ovos, apresentando casca calcária, está relacionada a um dos fenômenos mais importantes da história da evolução biológica, pois essa produção possibilitou: