Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
O urânio natural é encontrado na forma de uma mistura de isótopos: urânio-235 (0,7% do total) e urânio-238 (99,3% do total). Para ser utilizado em reatores nucleares (ou bombas atômicas), o teor de urânio-235 (material físsil) deve ser aumentado, em um processo conhecido como enriquecimento de urânio. Para isso o dióxido de urânio (UO2, forma que o urânio sai das minas, reage com o flúor gasoso, transformando-se em UF6 (hexafluoreto de urânio, também gasoso)). Esse material é levado a uma ultracentrífuga com indicado a seguir e submetido a velocidades extremas: desta forma, o urânio enriquecido (235UF6) saí pela tubulação existente no centro da centrífuga. O processo é repetido diversas vezes até obter-se o teor desejado.
O procedimento acima consegue efetivar o aumento do teor de urânio-235 na amostra devido a diferença, entre os gases, nas suas:
- Ciências - Fundamental | 10. Especiação
A figura abaixo contém dois esquemas, I e II, cada um representando a mesma população de uma determinada espécie ao longo do tempo. Os preenchimentos dos círculos correspondem a variações de uma determinada característica (por exemplo, tamanho dos dentes).
De acordo com as teorias evolucionistas, o esquema
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(UFJF) No cultivo de plantas um dos aspectos mais importantes é o pH do solo, o qual pode afetar o comportamento delas. As hortênsias, por exemplo, quando cultivadas em solos de características ácidas apresentam flores azuis e em solos de características básicas flores rosas. Sabe-se que o pH do solo varia de acordo com a sua origem/composição como descrito na tabela abaixo. Em que tipos de solos as hortênsias produzirão flores azuis?
- Literatura | 4.3 Naturalismo
E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2015 1ª FASE) Entre as características atribuídas, no texto, à natureza brasileira, sintetizada em Rita Baiana, aquela que corresponde, de modo mais completo, ao teor das transformações que o contato com essa mesma natureza provocará em Jerônimo é a que se expressa em:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada. Considere as informações das substâncias listadas no quadro.
Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a)