(UEG) Analise a tabela e o gráfico a seguir.
A tabela e a figura acima são relativas às concentrações hormonais durante as fases do ciclo menstrual. Sobre a interpretação das informações apresentadas, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIT)
A MPS é uma enfermidade hereditária, que, de uma forma simplificada, significa dizer que há falta de uma enzima para digerir um açúcar (o mucopolissacarídeo). Trata-se de uma doença rara e, por isso, em muitos casos, de difícil diagnóstico, pois muitos sintomas são comuns a outras doenças. O diagnóstico correto da MPS é fundamental e pode propiciar melhor qualidade de vida aos pacientes. Existe mais de um tipo de MPS. A tipologia é determinada pela enzima que o organismo não consegue produzir. Com essa variação, os sintomas de cada deficiência genética variam conforme o organismo. Até hoje, os únicos tipos que apresentam tratamento são o I, II, IV e VI.
(A MPS é uma enfermidade..., 2015)
Analisando-se o gráfico e com base nas informações, é correto afirmar:
- História | 6.12 Nazifascismo
A palavra “ariano”, até então um termo linguístico que se referia a um grupo de línguas indo-europeias, assumiu, no livro de Hitler, um novo significado. Hitler foi influenciado pelo racista britânico Houston S. Chamberlain, que deu um novo conceito para a palavra “ariano”, empregando para designar uma superioridade sobre as demais raças. Da mesma forma, o termo “semítico” não era originalmente racial e sim linguístico, representando um grupo que incluía o hebraico e o árabe. Para Hitler, “ariano” era sinônimo de “puro” e “semítico” era sinônimo de “judeu”, portanto, “impuro”.
Gilbert, Martin. A história do século XX. Tradução de Carolina Barcellos e Ebreia de Castro Alves. 1ª edição. São Paulo: Editora Planeta, 2016. Texto adaptado. VOT2021
O texto do historiador Martin Gilbert mostra que na Alemanha nazista as palavras “ariano” e “semítico” ganharam novos significados com o objetivo de
- Biologia
(UFRGS) Leia a tira a seguir, que ilustra os dilemas alimentares na vida de uma esponja.
O desejo da esponja, expresso no último quadro, não pode se realizar. Na evolução dos metazoários, a aquisição fundamental que possibilitou a digestão de macromoléculas, a qual não está presente na esponja, é:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(ENEM 2013 2º APLICAÇÃO)
TEXTO I
O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala, representando um aumento tremendo na produção, abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do aumento da procura. Eram forças abrindo um novo mundo.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 (adaptado).
TEXTO II
Os edifícios das fábricas adaptavam-se mal à concentração de numerosa mão de obra, reunida para longos dias de trabalho, numa situação árdua e insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças deixavam os lugares onde moravam para trabalhar em diferentes fábricas.
LEITE, M. M. Iniciação à história social contemporânea. São Paulo: Cultrix,1980 (adaptado).
As estratégias empregadas pelos textos para abordar o impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que se industrializavam são, respectivamente,
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Um meio de transporte coletivo que vem ganhando espaço no Brasil é a van, pois realiza, com relativo conforto e preço acessível, quase todos os tipos de transportes: escolar e urbano, intermunicipal e excursões em geral.
O dono de uma van, cuja capacidade máxima é de 15 passageiros, cobra para uma excursão até a capital de seu estado R$ 60,00 de cada passageiro. Se não atingir a capacidade máxima da van, cada passageiro pagará mais R$ 2,00 por lugar vago.
Sendo x o número de lugares vagos, a expressão que representa o valor arrecadado V(x), em reais, pelo dono da van, para uma viagem até a capital é