(EBMSP) O quadro ilustra o resultado encontrado em um importante experimento realizado pelo monge Gregor Mendel a partir de cruzamentos feitos com exemplares de ervilhas-de-cheiro.
Com base nesse experimento e nas conclusões precisas obtidas pelo pesquisador, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Cadeira de segurança para crianças
*Recomenda-se: antes de utilizar o cinto de segurança, observe o peso e a altura da criança, pois o cinto de segurança do veículo é projetado para um adulto com alura mínima de 1,45 cm e peso mínimo de 36 kg.
Observe as orientações do fabricante e use cadeiras certificadas pelo Inmetro.
Disponível em: www.educacaotransito.pr.gov.br. Acesso em: 29 dez. 2012.
TEXTO II
Quem pensa na frente anda com segurança no banco de trás
As consequências de uma colisão no trânsito podem ser minimizadas com o simples ato de SEMPRE utilizar o cinto de segurança, INCLUSIVE NOS PASSAGEIROS DO BANCO DE TRÁS.
A utilização do cinto e dos assentos infantis no banco traseiro é uma determinação prevista em lei e sujeita à multa, mas a maior razão de seu uso é em RESPEITO À VIDA.
Disponível em: http://portfolio-rocha.blogspot.com.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).
A segurança no trânsito tem sido tema de diversas campanhas. Da comparação entre os textos, depreende-se que ambos
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Som
- CD Os Saltimbancos
- Massinha (cores variadas)
- Plástico – para forrar a mesa
- Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar a música “Todos Juntos – Os Saltimbancos”, disponível no CD “Os
Saltimbancos “ e https://www.youtube.com/watch?v=BA550dgnb5U
- Reapresente a música, incentivando o canto e a expressão corporal.
- Proponha à turma a descrição oral da música . Nesta hora o professor deverá anotar no
quadro os personagens que foram citados pelas crianças.
- Solicite que as crianças escolham personagens presentes na música para reproduzirem,
utilizando massinha de modelar.
- Forme grupo de 04 crianças e forre a mesa com plástico.
- Distribua a massinha (cores Variadas) e os palitinhos de picolé.
- Peça as crianças para começar a modelar.
- Depois de cada personagem feito, o professor deverá colocar o nome da criança embaixo da
peça modelada.
- Deixe secar.
Fonte: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3759.pdf
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Língua Espanhola | 1.5 Interpretação de Música
Aquí estoy establecido,
En los Estados Unidos,
Diez años pasaron ya,
En que crucé de mojado,
Papeles no he arreglado,
Sigo siendo un ilegal.
Tengo mi esposa y mis hijos,
Que me los traje muy chicos,
Y se han olividado ya,
De mi México querido,
Del que yo nunca me olvido,
Y no puedo regresar.
[...]
Mis hijos no hablan conmigo,
Otro idioma han aprendido,
Y olvidado el español,
Piensan como americanos,
Niegan que son mexicanos,
Aunque tengan mi color.
Los Tigres del Norte. Jaula de oro. Woodland Hills, Califórnia: Fonovisa, 1986 (fragmento).
A letra de canção coloca em cena um dilema por vezes vivenciado por imigrantes. Esse dilema se configura no sentimento do pai em relação ao(à)
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
TEXTO I
RILEY, B. Cataract 3, 1997. In: O livro da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
TEXTO II
A onda
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda
BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
A interação das palavras, a composição do poema e as linhas da imagem produzem uma ilusão
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Revelação do subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra a
[vidraça do carro*,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luta, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940.
(*) carro: vagão ferroviário para passageiros.
(FUVEST 2014 1° FASE) Considerados no contexto, dentre os mais de dez verbos no presente, empregados no poema, exprimem ideia, respectivamente, de habitualidade e continuidade