(MACKENZIE) Um homem, polidáctilo e de pigmentação normal da pele, casa-se com uma mulher albina e não polidáctila. A primeira filha do casal tem o mesmo fenótipo de sua mãe. A probabilidade de que uma segunda filha do casal seja normal para ambos os caracteres é de
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Uffs) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira.
Como é conhecido esse processo?
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(Ufjf-pism) Considere as afirmativas abaixo relacionadas aos processos de especiação.
I. A especiação simpátrica considera que duas espécies possam surgir sem que haja qualquer processo de separação geográfica, em consequência de alterações cromossômicas numéricas ocorridas durante as divisões celulares.
II. A especiação alopátrica considera que o primeiro passo para a formação de duas novas espécies é a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral.
III. A especiação simpátrica poderia ser ocasionada pelo isolamento geográfico de populações em áreas marginais a de uma população original.
IV. A especiação alopátrica poderia ser ocasionada pela migração significativa de uma população para outra região seguida da perda de contato com a população original.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.
- Espanhol - Fundamental | 1.1 Introdución a Lengua Española (Introdução à Língua Espanhola)
Mira las escenas y numere de 1 a 4 las frases en la secuencia de los acontecimientos.
Disponible en: <https://www.google.com.br>. Acceso: el19 sept. 2013.
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel Canson formato A4
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Cola colorida
- Lápis de cor
- Imagem grande de um rosto de uma pessoa
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar mais um pouco sobre Picasso, e o movimento cubista.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo
- https://www.todamateria.com.br/cubismo/
- Pedir as crianças para trazerem de casa uma imagem grande de um rosto de uma pessoa recortada de revistas ou jornais.
- Pedir as crianças para traçarem linhas retas no verso da folha (da imagem).
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/542754192566888275/
- OBS: Como são crianças pequenas, utilizar no máximo 04 linhas .
- Distribuir uma folha de papel canson para cada criança.
- Pedir as crianças para recortar a imagem nas linhas traçadas e reservar os pedaços para uma montagem cubista.
- Antes de iniciar a colagem, instrua as crianças a organizar as peças de maneira que as figuras não se encaixem corretamente de forma tradicional .
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento da atividade.
- Vá colando peça por peça .
- Entre uma peça e outra, pode ser aplicado cola colorida ou se as crianças preferirem pode ser usado o lápis de cor.
- Depois de finalizado a atividade o professor poderá colocar uma moldura (de papel) e fazer uma exposição dos trabalhos na escola.
- Física
CAMPO ELÉTRICO MILIKAN