(IFSP) Uma garota ganhou de seu namorado um buquê de rosas e sem querer tocou em um “espinho” de uma das flores. Imediatamente, de forma automática, ela recolheu o braço. A respeito dessa reação, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.07 Concordância Verbal
Leia as manchetes a seguir.
Manchete A
Manchete B
Disponível em: <http//www.g1.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2012.>
As duas manchetes foram publicadas em um mesmo site.
A) Indique em qual delas a concordância verbal está correta. Justifique sua resposta.
B) Reescreva de forma correta a manchete que apresenta erro de concordância verbal.
- Física | B. Resistores(UEFS) Um circuito elétrico é constituído por um gerador de força eletromotriz E e resistência interna r = 2 Ω e por um resistor ôhmico de resistência R. Se por esse circuito circular uma corrente elétrica de intensidade i = 2A, a diferença de potencial entre os pontos A e B será 16 V.Considerando desprezíveis as resistências dos fios e das conexões utilizados na montagem desse circuito, os valores de E e de R são
- Arte - Fundamental | 03. Arte indígena
Materiais necessários
- Uma foto de rosto de cada criança (tipo 3x4), mas ampliada para o tamanho A4, em Xerox escala de cinza. (Pedir com antecedência para que tragam de casa).
- Tinta guache ou tinta artesanal de várias cores.
- Copinhos de café ou godês.
- Palitos de churrasco com ponta ou pincel bem fino.
- Panos para limpeza.
- Potes com água.
- Livro do aluno – páginas: 54 e 55.
- Lápis grafite e borracha.
- Datashow completo e apresentação de imagens no Power Point.
Procedimentos
1 º.As crianças já devem estar com suas fotos preparadas para o trabalho. Elas podem fazer um esboço a lápis da pintura que querem fazer no seu rosto. Incentive-os a repetir as formas e peça que já pensem em que cores utilizarão.
2 º.Coloque as tintas, em godês ou copinhos de café. As crianças utilizarão um pincel fino ou a ponta de palitos.
3 º.Deixe que façam o trabalho com tranquilidade e observe se estão repetindo o padrão, como fazem os indígenas.
4 º.Após a secagem dos trabalhos, exponha.
Disponível em: <http://amazonwatch.org/news/2013/0411-a-message-from-the-achuar-to-canada>. Acesso em 12 dez. 2015.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro desde ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.
Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).
Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.
Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro sendo o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(IME) Dadas as seguintes equações que representam supostas reações químicas irreversíveis em meio aquoso e temperaturas moderadas:
I. 6 HBr + 2 Al → 2 AlBr3 + 3 H2
II. H2SO4 + BaCl2 → BaSO4 + 2 HCl
III. 2 KOH + NiSO4 → Ni(OH)2 + K2SO4
IV. 2 HBr + K2S → 2 KBr + H2S.
V. BaCl2 + Na2CO3 → BaCO3 + 2 NaCl
Pode-se afirmar que a reação: