(CFTMG) A imagem, a seguir, representa um procedimento realizado em pacientes que apresentam o comprometimento de um sistema fundamental para o bom funcionamento do corpo humano.
O comprometimento citado ocorreu no sistema
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
É uma só cor com suas tonalidades, são as mesmas cores, mais claras o mais escuras, denominada:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Em 2009, comemoram-se cem anos da descoberta da doença de Chagas, ocorrida em Lassance/MG. Hoje, em decorrência da adoção de uma série de medidas, essa doença está controlada no Brasil.
É CORRETO afirmar que, nessa série de medidas adotadas, NÃO se inclui
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Máquina fotográfica com a função vídeo
Desenvolvimento:
1 - Você sabe o que é uma performance? Apresente o conceito de performance para seus alunos.
Assim como no Teatro o corpo do ator é um instrumento para manifestar um texto, na performance o corpo do artista é um instrumento de manifestação de um texto que, ao contrário do teatro, é de autoria do próprio artista. Podemos dizer que, na performance, o corpo do artista é a própria obra, o lugar onde a obra do artista acontece. Não há a representação do texto de outra pessoa. Tudo o que acontece numa performance está vinculado ao interesse do artista quando a compôs. Assim que a Performance termina, termina também a obra que ficará registrada apenas em vídeo ou em fotografias. Poderá ser repetida, mas possui a característica de ser única em cada apresentação, pois o improviso é parte ativa de uma performance, bem como a interferência e participação do público.
2 - Em seguida apresente a eles a performance "Tanque", assim que o vídeo terminar, deixe que os alunos apresentem suas impressões livremente e só depois apresente o significado da performance conforme descrição dos autores da mesma (vide texto abaixo):
- Vídeo 1: <http://www.youtube.com/watch?v=4WPLDUToofU&feature=related>
TANQUE:
2003
Tanque, objeto seco e de concreto armado.
O drama cotidiano redimensionado através dos recursos da expressão cênica da dança e da ópera. Situações aparentemente banais do dia a dia trabalhadas para ressaltar o absurdo que tais ações possam deflagrar. O esvaziamento cultural de nossa sociedade causado pelo empobrecimento material, impossibilitando os sonhos e os desejos em contraposição a um mundo virtual, imagético e altamente perverso imposto pelo meio de comunicação mais acessível e comum a toda população, inerente à classe social: a televisão. O tanque, objeto-de-combate, tem sua função definida e representativa nas obrigações cotidianas da sobrevivência e vem de acordo com tal reflexão. Do tanque para a televisão e da televisão para o tanque. O corpo cego estará dentro de todas as ações, criando uma partitura coreográfica que explicita uma dança doméstica, porém estranhamente cortada pelo canto em estilo operístico."
Tanque foi apresentado pela primeira vez no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto em 2003. Continuou sua trajetória tendo sido apresentado na Galeria Vermelho (SP) em 2004, dentro da programação de um evento de performances, no Brasil em Cena em 2006 (Berlim, Alemanha), no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto em 2007 (Brasil) e no Festival Internacional de Teatro Palco e Rua -- FIT em 2007 (Belo Horizonte, Brasil).
- Observe como é interessante a performance! Parece um pequeno teatro, sem a lógica de ser uma história completa, a performance transfere parte de sua composição para quem vê pois, somos nós, os espectadores, que atribuímos significado a ela, completando seus sentido. Não seria o mesmo em toda obra de arte? Conduza o debate a fim de que os alunos estabeleçam diferenças e aproximações com o teatro.
- No caso de O Tanque, quanto da vida, quanto dos acontecimentos que estão em torno de nós dependem de nós? O que pode estar acontecendo enquanto lavamos uma simples roupa? Se pensarmos nisto, o que podemos aprender sobre a nossa vida? Sermos mais felizes, vivermos melhor com as pessoas, lutar mais pelo que acreditamos, etc.
3 - Após a apresentação do vídeo, propor aos alunos que representem cenas do cotidiano para serem filmadas pelos colegas.
4 - A turma poderá ser dividida entre quem quer representar e quem irá filmar, assim serão formadas duplas. Seria interessante que resultassem pelo menos 10 pequenos filmes da experiência.
5 - O professor acompanhará o processo criativo das duplas primando por um resultado sério.
6 - O aluno da dupla que optar por representar deverá colocar uma roupa neutra, toda preta, por exemplo, e deverá pensar numa maneira curiosa, inusitada de terminar sua apresentação de forma a surpreender a todos. A performance não poderá ultrapassar 3 minutos.
7 - As filmagens poderão ser feitas na escola, durante as aulas de arte, após a definição do que será a performance por parte dos alunos sob a orientação do professor.
8 - Ao final, o professor poderá organizar na sala ou no auditório a apresentação dos pequenos filmes para toda a turma. Enquanto assistem os alunos poderão formular perguntas uns para os outros sobre o significado do que fizeram e uma roda de conversa encerrará a atividade.
Observações:
1 - Professor, fotografe o que puder desta atividade. Os ensaios, as conversas e os filmes sendo apresentados. Você poderá montar uma bela exposição e quem sabe estender a apresentação dos filmes para toda a escola.
Referências:
1 - Sobre a Performance:
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3646.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
2 - Sobre o happening:
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3647.
3 - Happening, performance e body art
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/artes/happening-performance-body_art.jhtm>.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNEAL) Desde que nossos distantes ancestrais começaram a talhar a pedra e a domesticar o fogo, a partir, sobretudo, de quando cessaram as suas peregrinações nômades à procura de alimentação, lugar seguro para a criação e a agricultura, a imagem da Terra e a delicada película da vida que a envolve, começaram a se transformar em uma velocidade verdadeiramente vertiginosa. Em princípio medida em milênios, depois em séculos, hoje em decênios, essas mudanças não tem feito senão acelerar com o progresso espetacular das ciências e das tecnologias. O mundo é totalmente diferente do que era há cem anos apenas, sem remontarmos aos gregos e romanos ou ainda mais ao tempo do homem de Cro-Magnon, considerado primeiro fóssil humano encontrado em uma caverna na França, com idade calculada em torno de 40 mil anos. Entretanto nós não somos muito diferentes biologicamente dos que viviam àquela época. (DUVE, 2002, p. 298-299).
Com base na análise das informações e nos conhecimentos sobre a formação da humanidade como integrante da natureza, é possível considerar
- Matemática - Fundamental | 09. Subtração
A diferença das idades de Bruna e André é de 6 anos. Sobre a diferença das idades de Bruna e André pode-se afirmar que