(PUC-SP) A baixa liberação do hormônio antidiurético pela _____I_____ provoca uma diminuição da reabsorção de água nos _____II_____ e, consequentemente, eliminação de _____III_____ volume de urina. No trecho acima, as lacunas I, II e III podem ser preenchidas correta e, respectivamente, por
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UNICAMP) O físico inglês Stephen Hawking (1942-2018), além de suas contribuições importantes para a cosmologia, a física teórica e sobre a origem do universo, nos últimos anos de sua vida passou a sugerir estratégias para salvar a raça humana de uma possível extinção, entre elas, a mudança para outro planeta. Em abril de 2018, uma empresa americana, em colaboração com a Nasa, lançou o satélite TESS, que analisará cerca de vinte mil planetas fora do sistema solar. Esses planetas orbitam estrelas situadas a menos de trezentos anos-luz da Terra, sendo que um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano. Considere um ônibus espacial atual que viaja a uma velocidade média V= 2. 104 km/s.
O tempo que esse ônibus levaria para chegar a um planeta a uma distância de 100 anos-luz é igual a:
Dado: A velocidade da luz no vácuo é igual a c= 3.108 m/s. Se necessário, use aceleração da gravidade g=10m/s² aproxime π = 3 e 1atm = 105Pa
- Geografia | 2. Cartografia
(UFPR) "Enrolem esse mapa; ele não será necessário [...]". O Primeiro Ministro Britânico William Pitt, o jovem, fez essa observação depois de ser comunicado sobre a derrota das forças britânicas na Batalha de Austerlitz, em 1805, em que ficou claro que a campanha militar de seu país na Europa Continental tinha sido frustrada.
Longley, P.; Goodchild, M. F.; Maguire, D. J.; Rhind, D. W. Sistemas e ciência da informação geográfica. Porto Alegre: Bookman, p. 300)
Considerando as informações do texto, o desenvolvimento da cartografia e o uso de mapas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A história da cartografia mostra que mapas são confeccionados para atender objetivos específicos que, quando cumpridos, tornam obsoletas as informações neles constantes.
( ) O texto ilustra o papel dos mapas como ferramenta de apoio e planejamento a inúmeras atividades que necessitam de informações espaciais.
( ) A leitura e interpretação de mapas exige a construção de legendas apropriadas ao tipo de informação que o mapa pretende transmitir.
( ) A observação Enrolem esse mapa; ele não será necessário pode ser considerada uma afirmação atual, uma vez que a tecnologia digital, empregada nos processos de produção e distribuição de mapas, tornou dispensável seu uso em papel.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) O lobo que não é mau
A primeira coisa a saber é que o guará não é, na verdade, um lobo. Embora seja o maior canídeo silvestre da América do Sul, sua espécie (Chrysocyon brachyurus) é de difícil classificação. Alguns cientistas dizem que é parente das raposas, outros, que é parente do cachorro-vinagre sul-americano. Mas, de lobo mesmo, ele não tem nada. Além disso, é um animal onívoro. Porém, em algumas regiões, a sua dieta chega a quase 70% de frutas, especialmente da lobeira, uma árvore típica das savanas brasileiras, que contribui para a saúde do animal, prevenindo um tipo de verminose que ataca os rins do guará.
O lobo-guará não é um animal perigoso ao homem. Não existe nenhum registro, em toda a história, de um guará que tenha atacado uma pessoa, mas, ainda assim, são vistos como “maléficos”. Por quê? Porque, em ambientes degradados, o lobo, para sobreviver, acaba atacando galinheiros ou comendo aves que são criadas soltas. Com a desculpa de “proteger sua criação”, pessoas com baixo nível de consciência ecológica acabam matando os animais.
Se não bastassem a matança e a destruição de ambientes naturais, o lobo-guará ainda apresenta grande índice de morte por atropelamento em estradas.
O fato é que o lobo-guará precisa de nós mais do que nunca na história.
FERRAREZI JR., C. Revista QShow, n. 20, nov. 2015 (adaptado).
Esse texto de divulgação científica utiliza como principal estratégia argumentativa a
- Química | 2.3 Termoquímica
Há muito tempo se sabe que o metanol e o etanol podem ser usados como combustíveis de veículos automotores, pois queimam facilmente, no ar, liberando energia. Há previsões de que os álcoois vão crescer em importância como combustíveis automotivos, já que, na atualidade, têm nichos de mercado, em escala internacional, muito promissores. Ao misturar esse álcoois na gasolina diminui o impacto ambiental por usar uma menor quantidade de combustível fóssil.
A combustão de 1L de uma mistura desses combustíveis apresentando 50% de gasolina, 30% de etanol e 20% metanol libera uma energia próxima de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os textos I e II e resolva as questões.
TEXTO I
CRIANÇAS SÃO INTERNADAS POR VÍCIO EM CELULAR NA ESPANHA
Na Espanha, duas crianças foram internadas em uma instituição para tratamento de problemas mentais por, aparentemente, estarem viciadas no uso do telefone celular.
Segundo a imprensa espanhola, as crianças têm 12 e 13 anos de idade e foram enviadas para a clínica por seus pais. Eles afirmam que elas não conseguiam participar de atividades normais sem seus telefones celulares. Além disso, as duas crianças apresentavam desempenho ruim na escola, ficavam o dia todo no celular e mentiam para os familiares para conseguir dinheiro, que era gasto com os celulares.
A médica Maite Utges, diretora do Centro de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Lérida, perto de Barcelona, afirmou que esta é a primeira vez que a clínica trata crianças dependentes de telefone celular.
"As duas mostravam um comportamento perturbado e isso era notado nos problemas na escola. As crianças tinham graves dificuldades para levar uma vida normal", disse a médica a jornais espanhóis.
O médico especialista em vícios, José Martínez-Raga, afirmou que as crianças viciadas em celular, assim como os que fazem uso excessivo de videogames, ficam irritadas com frequência, desenvolvem um comportamento anti-social e vão mal na escola.
O médico afirmou que casos como esse podem ser "a ponta do iceberg", e que o vício em telefone celular "pode, definitivamente, se transformar em um perigo no futuro".
Utges, recomendou que os pais não permitam que seus filhos tenham telefones celulares até completarem 16 anos.
Crianças são internadas por vício em celular na Espanha. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412099.shtml Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
Explicite os sintomas do vício em celulares segundo o médico José Martínez-Raga