(PUC-PR) A amiotrofia muscular espinhal (AME) é uma doença incurável que compromete uma região da medula denominada corno anterior. Nessa região, há neurônios que ligam músculos ao sistema nervoso central. Os portadores dessa doença perdem os movimentos do pescoço para baixo, afetando também músculos respiratórios. O infográfico abaixo foi publicado no jornal Folha de São Paulo e fala sobre os componentes genéticos de um dos tipos de AME:
Com base no infográfico e em seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.6 Exponencial
(FUVEST 2012 1a FASE) Uma substância radioativa sofre desintegração ao longo do tempo, de acordo com a relação m(t) = ca^-kt, em que a é um número real positivo, t é dado em anos, m(t) é a massa da substância em gramas e c, k são constantes positivas. Sabe-se que m0 gramas dessa substância foram reduzidos a 20% em 10 anos. A que porcentagem de m0 fi cará reduzida a massa da substância, em 20 anos?
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Diferentes desenhos impressos de mandalas.
- Disponível:
- https://www.valeoclique.com.br/12-desenhos-de-mandalas-para-colorir-e-desestressar/
- https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-mandala-para-colorir.html
- Cola
- Papéis diversos
- Canetinha
- Lápis de cor
- Miçangas
- Pedra de bijouterias
- Cola colorida
- Gliter
PROCEDIMENTOS
- Falar mais um pouco sobre as mandalas.
- Mandala (em Sânscrito significa "círculo"), é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
- Disponível: http://www.belattrix.com.br/MANDALOQUEE.htm
- Falar com as crianças para observarem as diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala. Mostrar como a mandala se identifica com objeto, relacionados ao nosso cotidiano.
- O professor vai pedir as crianças para cada uma escolher um desenho de mandala (diferente).
- Formar grupo de 04 crianças e distribuir o material: miçangas, pedras para bijouteria, canetinha, papéis coloridos , lápis de cor, cola , cola colorida, gliter, etc.
- Pedir as crianças para começarem a preencher o desenho da mandala escolhida, utilizando os diversos materiais que estão sobre a mesa. Deixar as crianças trabalharem livremente no desenho das mandalas .
- Incentive as crianças a utilizar vários materiais. Dê sugestão de fazerem bolinhas de papel crepom, cobrir de fitas coloridas, etc . Auxilie-as neste momento.
- Depois do trabalho pronto, o professor deverá recortar as mandalas e fazer um lindo painel.
- Fazer uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
A tira de quadrinhos abaixo mostra, de maneira espirituosa, o aumento de acuidade auditiva em uma das duas figuras que ali aparecem. Em seguida, há uma descrição de passos hipotéticos, enumerados de 1 a 3, que tentam explicar a evolução do comprimento das orelhas em coelhos.
1. Em algum ponto no passado, os coelhos possuíam orelhas relativamente curtas. Como a sua sobrevivência dependia fortemente da sua capacidade de ouvir um predador que se aproximava, eles distendiam suas orelhas continuamente a fim de ouvir com o máximo de eficiência.
2. A contínua distensão das orelhas afetou as células reprodutivas, com o resultado de que os coelhos vieram gradualmente a ter orelhas mais longas. Esses coelhos, por sua vez, distenderam suas orelhas e passaram o aumento para seus descendentes.
3. Eventualmente, um ponto foi atingido no qual o comprimento da orelha era suficiente para possibilitar aos coelhos sobreviverem sem distensão ulterior. Nesse ponto, o comprimento das orelhas estabilizou-se.
Buffaloe, N. D. Diversidade de plantas e animais. São Paulo. Edgar Blücher, p. 20.
A descrição em questão está em DESACORDO com
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(FMP) Observe a árvore filogenética de alguns primatas americanos ilustrada abaixo.
De acordo com o relacionamento filogenético, o grupo formado pelos gêneros Alouatta e Cortelles e o grupo formado pelos gêneros Protophitecus e Brachyteles são classificados, respectivamente, como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://historiativanet.wordpress.com/2011/12/12/revolucao-russa-parte-ii-revolucoes-de-1917/>. Acesso em: 15 out. 2012.
O lema “Pão, Terra e Paz”, defendido por Lênin nas Teses de Abril, significava que