(UECE) A cada nascimento de um ser humano a probabilidade de ser do sexo feminino ou do sexo masculino é representada corretamente pela seguinte porcentagem:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Ditado popular é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, baseada na secular experiência do povo, exposta de forma poética, contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento.
WEITZEL, A. H. Folclore literário e linguístico. Juiz de Fora: Esdeva, 1984 (fragmento).TEXTO II
Rindo brincalhona, dando-lhe tapinhas nas costas, prima Constança disse isto, dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro.
Enquanto prima Biela dormia no assunto, toda a casa se alvoroçava.
[Prima Constança] ia rezar, pedir a Deus para iluminar prima Biela. Mas ia também tomar suas providências. Casamento e mortalha, no céu se talha. Deus escreve direito por linhas tortas. O que for soará. Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus.DOURADO, A. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990 (fragmento).O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no Texto II, constitui uma maneira de utilizar o tipo de saber definido no Texto I, porque:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Vamos entender agora como se comportam as sombras em diferentes posições do corpo e das fontes de luz.
Divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo vai ter um fotógrafo oficial e um "coletor de sombras" oficial os outros serão atores.
A atividade funcionará assim:
Os atores vão fazer uma pose que resultará em uma sombra. O fotógrafo tirará uma foto da pose, mas os atores devem se manter na pose após a foto. É importante testar locais onde haverá sombra. Se for necessário utilize lanternas. Enquanto os atores ficam na posição, o "coletor de sombras" vai desenhar com giz sobre as sombras que o grupo projetou no chão ou na parede, se tiver muito grande, o fotógrafo pode ajudar. Depois os atores saem e o fotógrafo registrará apenas o desenho feito com as sombras.
Cada grupo fará pelo menos três posições.
Depois de registradas, as imagens das sombras serão projetadas. Os outros grupos tentarão refazer a pose que gerou as sombras. Cada grupo terá uma tentativa. Depois a foto da pose será exibida.
Esse exercício será feito com todas as poses.
Façam um debate sobre a experiência.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Considere que o esquema represente uma trilha poligonal que Carlos deve percorrer, partindo do ponto A até chegar ao ponto M.
Sabendo que o segmento AB possui 11 m de comprimento e, a partir desse, o comprimento de cada segmento seguinte possui um metro a menos que o comprimento do segmento anterior, quantos metros Carlos terá caminhado ao percorrer toda a trilha?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
la expresión “lo que” (l.9) tiene como antecedente semántico el contenido global de una oración precedente en el texto.
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Texto base: As imagens a seguir foram compostas em períodos muito diferentes. A primeira pertence ao período medieval e a segunda aos nossos dias.
Enunciado:
- A) Qual é o tema principal presente em cada uma das imagens?
- B) Identifique qual é a intenção de cada uma destas imagens, isto é, o que elas querem comunicar àqueles que as estão vendo.