Mendel foi um revolucionário dentro do seu meio e do seu tempo. Aceitando o evolucionismo e a teoria da seleção natural, apesar de discordar de Darwin em vários pontos, assumia, na sua qualidade de sacerdote, uma posição altamente arrojada para a sua época. [...] Mendel introduziu um padrão matemático onde antes havia confusão, tendo descoberto leis estatísticas que regem fenômenos d antes considerados como misteriosos e caóticos. O universo biológico é um universo mendeliano.
(FREIRE-MAIA,1995, p. 46)
Em relação aos experimentos clássicos realizados por Mendel com Pisumsativum,que permitiram, posteriormente, revolucionar a nossa compreensão a respeito da hereditariedade, é possível afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisas têm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, senada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.
Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019.Adaptado.
Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem‐se por brotamento (gemulação), espalhando‐se rapidamente.
No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia-a e observe-a com muita atenção.
Senhor do tempo
(Composição: Heitor Gomes e Chorão)
Eu não sou o senhor do tempo, mas eu sei que vai chover
Me sinto muito bem quando fico com você
Eu tenho habilidade de fazer histórias tristes
Virarem melodia vou vivendo o dia a dia.
Na paz, na moral, na humildade busco só sabedoria
Aprendendo todo dia, me espelho em você
Corro junto com você, vivo junto com você, faço tudo por você.
Seguindo em frente com fé e atenção
Continuo na missão, continuo por você e por mim
Porque quando a casa cai
Não dá pra fraquejar, quem é guerreiro tá ligado
Que guerreiro é assim.
O tempo passa e um dia a gente aprende
Hoje eu sei realmente o que faz a minha mente
Eu vi o tempo passar e pouca coisa mudar
Então tomei um caminho diferente
Tanta gente equivocada faz mal o uso da palavra
Falam, falam o tempo todo, mas não tem nada a dizer
Mas eu tenho santo forte, é incrível a minha sorte
Agradeço todo tempo por ter encontrado você.
O tempo é rei, a vida é uma lição
E um dia a gente cresce
E conhece nossa essência e ganha experiência
E aprende o que é raiz, então cria consciência.
Tem gente que reclama da vida o tempo todo
Mas a lei da vida é quem dita o fim do jogo
Eu vi de perto o que neguinho é capaz por dinheiro
Eu conheci o próprio lobo na pele de um cordeiro
Infelizmente a gente tem que tá ligado o tempo inteiro
Ligado nos ‘pilantra’ e também nos ‘bagunceiro’
E a gente se pergunta por que a vida é assim?
É difícil pra você e é difícil pra mim.
Vivendo nesse mundo louco hoje só na brisa
Viver pra ser melhor também é jeito de levar a vida.
Vem que o bom astral vai dominar o mundo!
Eu já briguei com a vida, hoje eu vivo bem com todo mundo aí.
Na maior moral...Charlie Brown!
Vivendo nesse mundo louco hoje só na brisa
Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida.
Canção: Charlie Brown Jr.
Fonte: http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/300373/ – 23/5/2010 – adaptado.
Eu não sou o senhor do tempo , mas eu sei que vai chover
Me sinto muito bem quando fico com você.
Segundo os primeiros versos da canção, observando todo o contexto, o que o personagem (cantor/compositor da música) fala ao outro personagem (um ouvinte da música)? Quem seria, no seu ponto de vista, este ouvinte, vocábulo utilizado gramaticalmente pelo pronome pessoal ‘você’?
- Física
Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física).
Coluna I – Afirmação
1. Quando um garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.
2. Uma pessoa tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.
3. Um garoto está andando com um skate, quando o skate bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado para frente.
Coluna II – Lei Física
( ) 3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação).
( ) 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia).
( ) 2ª Lei de Newton F= m.a
A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para baixo, é:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT)
A figura representa uma caixa cúbica, com 10,0 cm de aresta, na qual está arrumada uma quantidade de bolinhas de isopor, cada uma com 1,0 cm de diâmetro.
De acordo com essa informação, a quantidade de bolinhas contidas na caixa é igual a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A mulher
A mulher sem amor é como o inverno,
Como a luz das antélias no deserto,
Como espinheiro de isoladas fragas,
Como das ondas o caminho incerto.
A mulher sem amor é mancenilha
Das ermas plagas sobre o chão crescida,
Basta-lhe à sombra repousar um’hora
Que seu veneno nos corrompe a vida.
De eivado seio no profundo abismo
Paixões repousam num sudário eterno...
Não há canto nem flor, não há perfumes,
A mulher sem amor é como o inverno.
Su’alma é um alaúde desmontado
Onde embalde o cantor procura um hino;
Flor sem aromas, sensitiva morta,
Batel nas ondas a vagar sem tino.
[...]
VARELA, F. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 16 maio 2021.
A definição da mulher, nos versos do poema de Fagundes Varela, deixa claro que uma mulher sem amor