(UFPA) Griffith, em 1928, em experimentos realizados com linhagens da bactéria Streptococus pneumoniae, conforme ilustra a figura abaixo, demonstrou que
I. uma linhagem (S) é letal quando inoculada em camundongos (a) enquanto que outra linhagem (R) é um tipo mutante não letal (b)
II. bactérias (S) são encapsuladas com polissacarídeos, que não estão presentes nas bactérias (R)
III. bactérias (S) quando mortas pelo calor não provocavam morte nos camundongos (c). No entanto, uma mistura de bactérias (S) mortas pelo calor e bactérias (R) vivas provocava a morte dos camundongos (d) Além disso, as células vivas recuperadas dos camundongos mortos geravam colônias (S) que eram letais em injeção subsequente.
Com base nos conhecimentos atuais sobre biologia molecular, a alternativa correta para a descrição do processo de transformação representado acima é:
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(FUVEST) A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo.
Uma das partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra se move apenas devido à força elétrica de interação entre elas. Quando a distância entre as partículas varia de ri= 3 x 10-10 m a rf= 9 x 10-10 m a energia cinética da partícula em movimento
- Geografia | 6.1 Agricultura
O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O texto a seguir é um manifesto escrito por representantes operários no início do século XX aos soldados na greve de 1917.
Soldado! Não deveis perseguir os vossos irmãos de miséria.
Vós também sois da grande massa popular, e, se hoje vestis a farda, voltareis a ser amanhã os camponeses que cultivavam a terra, ou os operários explorados das fábricas e oficinas.
[…]
Os perniciosos patrões contam, para sufocar as nossas reclamações, com as armas que vos armam, ó soldados!
Essas armas eles vo-las deram para garantir o seu direito de esfomear o povo.
[…]
Sair como cangaceiros para a rua, baixando o facão e disparando tiros sobre um povo que se ergue, consciente, protestando contra a fome, é indigno e vil, e é a este papel que agora vos querem forçar os governantes.
Resta à vossa consciência responder.
O que ides fazer?
CARONE, Edgar. Movimento operário no Brasil (1877-1944). 2. ed. São Paulo: Difel, 1984. p. 104-106.
Vocabulário:
pernicioso – que faz mal; que provoca ruína.
vil – não tem dignidade; inspira desprezo.
Assinale a alternativa que apresenta os argumentos utilizados pelos operários para evitar a repressão dos soldados.
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.
- Química | 1.7 Gases
(UNIT) A equação que expressa a Lei dos Gases Ideais pode ser aplicada em situações em que não há transformações com uma massa gasosa ou quando a massa de um gás varia durante um determinado processo. A versatilidade da aplicação dessa equação pode ser verificada na resolução do problema: no início de uma viagem, a pressão interna de um pneu sem câmera, calibrado com nitrogênio, era de 4,0atm, a 27oC. Após algumas horas, em que foi perfurado por um prego, a pressão do pneu caiu para 3,0atm e a temperatura interna se elevou para 47oC.
Considerando-se essas informações e admitindo-se que o volume, V, do pneu é constante, a resolução correta do problema permite concluir: