(UEL) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específico de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.
Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
“Na comemoração dos 100 anos da descoberta da doença de Chagas, a vigilância sanitária vem trabalhando na prevenção de uma nova forma de transmissão da doença: por via oral. A ocorrência da doença de Chagas por transmissão oral está relacionada ao consumo de alimentos contaminados e, desde 2006, é considerada como potencial risco para a saúde pública no Brasil. Os casos mais recentes de transmissão da doença de Chagas por alimento, no Brasil, estão relacionados ao consumo do suco de açaí fresco. Em 2007, 100 ocorrências da doença foram registradas no país, todas na região Norte. A presença da doença de Chagas no açaí está diretamente relacionada à higienização do produto, que é extraído lá na mata e, muitas vezes, vem contaminado pelo barbeiro para os batedouros, explica a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Maria Cecília Martins Brito. Para mudar esta situação, a ANVISA desenvolveu um plano de ação, que identifica quais providências devem ser tomadas pelos órgãos de saúde locais e indica a urgência de execução de cada ação”.
(www.anvisa.org.br)
Assinale a alternativa que apresenta as medidas cabíveis a esse plano de ação, para evitar o contágio por via oral.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la LEY 15/1994, de 28 de diciembre, del Deporte de la Comunidad de Madrid.
TITULO I
De los principios generales
Artículo 1. Objeto y ámbito.
Es objeto de la presente Ley la ordenación y promoción de las actividades físicas y del deporte en el ámbito y marco de competencias de la Comunidad de Madrid.
Artículo 2. Principios rectores de la política deportiva.
1. La política deportiva de la Comunidad de Madrid se inspirará en los siguientes principios:
a) La efectiva integración de la educación física y del deporte en el sistema educativo.
d) La erradicación de la violencia en el deporte, el fomento del juego limpio, así como la lucha contra la utilización de métodos y fármacos prohibidos, drogas y estimulantes.
f) La protección del deportista, especialmente frente a las prácticas de riesgo y a la abusiva explotación de que pueda ser objeto.
h) La difusión de las actividades físicas y del deporte en todos los sectores de la población y, en particular, entre los más desfavorecidos.
i) La promoción de las actividades físicas y del deporte entre los disminuidos físicos, psíquicos y sensoriales como forma de integración social y de terapia, facilitando las condiciones necesarias de acceso a las instalaciones deportivas para la práctica deportiva, así como las condiciones de acceso como espectadores a las mismas.
k) Facilitar el acceso de la mujer al deporte.
Disponible en: <http://www.deportedigital.galeon.com/legislacion/leydepMadrid.htm>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
De acuerdo con la ley, se debe luchar contra:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
A glicose é um carboidrato muito importante para o funcionamento das células. Sua composição química pode ser representada pela fórmula C6H12O6.
Em uma molécula desse carboidrato, a quantidade de prótons existente é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema.
Vidência
Eu vi uma velha, um velho e vi um menino.
E sobre as mãos e o colo da anciã
Eu vi a renda, a agulha, o bilro e a lã
Com que tecia as malhas do Destino.
Eu vi uma velha, e vi um menino e um velho.
E o quase cego olhar desse ancião
Tentava achar em nosso coração
Vestígio ao menos de seu Evangelho.
Eu vi um menino, um velho e vi uma velha.
E esse menino me arrastava a ela.
E a luz do velho se fechava em breus.
Chama-se Tempo esse menino forte.
E a costureira, pois, chama-se Morte.
E o velho cego, então, chama-se Deus.
Paulo César Pinheiro, Viola Morena.
Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1984, p. 33.
No último terceto, temos as palavras Tempo e Morte, com letras iniciais maiúsculas porque
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a reportagem. Crianças mostram a cultura de diversos países por meio de brincadeiras. A cultura dos países participantes da Copa do Mundo foi objeto de estudo dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que participaram do Projeto Pé com Pé. A demonstração do que aprenderam será nos dias 25 e 26 de junho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na quadra 502 Norte.
As crianças vão fazer apresentações de capoeira e maculelê, dança suíça, adoleta (brincadeira francesa), farão exposições de perucas, sanfonas, leques e reprodução de obras do artista norte-americano Jackson Pollock. Além disso, a programação conta com diversas brincadeiras, como karaokê, pescaria e mastro fita. Disponível em: <http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=criancas-mostram-cultura-de-diversos-paises-por-meio-de-brincadeiras> Acesso em: 16 out. 2014.
Enunciado:
1. Por que algumas brincadeiras das crianças de outros lugares do mundo não são iguais às brincadeiras das crianças brasileiras?
2. Que tipo de brincadeiras ou jogos as crianças, do mundo inteiro, utilizam atualmente?
3. Por que as brincadeiras mudam de tempos em tempos?