(PUCSP) Terminado o percurso pelo néfron, o filtrado glomerular é agora denominado urina, que, em uma pessoa saudável, deverá conter, entre outros componentes,
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
O governo de um estado irá priorizar investimentos financeiros, na área de saúde, em uma das cinco cidades apresentadas na tabela.
A cidade a ser contemplada será aquela que apresentar a maior razão entre número de habitantes e quantidade de médicos.
Qual dessas cidades deverá ser contemplada?
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UFF) Considerando o processo de expansão da Europa moderna a partir dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que Portugal e Espanha tiveram um papel predominante. Esse papel, entretanto, dependeu, em larga medida, de uma rede composta por interesses
- Biologia
(COL. NAVAL) Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
O professor vai falar um pouco mais sobre o enquadramento.
- Disponível: http://rickardo.com.br/tutoriais/EnquadraCompFoto_PP.pdf
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
- https://pt.wiktionary.org/wiki/enquadramento
O professor vai propor para os alunos uma atividade onde eles vão treinar como enquadrar uma imagem utilizando uma folha furada.
O professor vai providenciar para os alunos meia folha de cartolina (medindo 33 cm por 25 cm), lápis , régua e tesoura sem ponta.
- Peça aos alunos para fazer um retângulo de 12 cm por 10 cm no centro da cartolina. Depois, recorte-o com a tesoura. Auxilie os alunos neste momento.
- Professor, ajude os alunos a localizar o centro da cartolina, marcando com o lápis um ponto a metade de cada lado da folha. Depois, unindo esses pontos, forme uma cruz. A partir do ponto central , marque 10 cm na linha vertical, distribuindo 5 cm de cada lado do ponto e marque 12 cm na linha horizontal, a partir do ponto central, distribuindo 6 cm de cada lado.
- Este será o visor mágico!!
- Agora, o professor e os alunos vão fazer um passeio na escola, enquadrando vários pontos da escola com este visor? É assim que os fotógrafos e cineastas olham para o mundo.
- Vai ser uma atividade super divertida
- Fonte: Fonte: Ápis – Arte – Eliana Pougy Ensino Fundamental Anos Iniciais – Manual do professor Página 305
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Ditado popular é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, baseada na secular experiência do povo, exposta de forma poética, contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento.
WEITZEL, A. H. Folclore literário e linguístico. Juiz de Fora: Esdeva, 1984 (fragmento).TEXTO II
Rindo brincalhona, dando-lhe tapinhas nas costas, prima Constança disse isto, dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro.
Enquanto prima Biela dormia no assunto, toda a casa se alvoroçava.
[Prima Constança] ia rezar, pedir a Deus para iluminar prima Biela. Mas ia também tomar suas providências. Casamento e mortalha, no céu se talha. Deus escreve direito por linhas tortas. O que for soará. Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus.DOURADO, A. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990 (fragmento).O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no Texto II, constitui uma maneira de utilizar o tipo de saber definido no Texto I, porque: