O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009 (adaptado).
No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
No processo de modernização apresentado na tirinha, Mafalda depara-se com um contraponto entre
- Matemática - Fundamental | 10. Grandezas e Medidas
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. A seguir foram apresentados alguns instrumentos de medida com seus respectivos nomes.
Apenas um dos instrumentos de medida apresentados acima não pode ser utilizado para “medir ângulos”. Marque, entre as opções a seguir, aquela que apresenta o nome desse instrumento.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Você já percebeu como os números são usados no seu dia a dia? Os números podem ser utilizados para contar, codificar, ordenar ou medir. O que os números indicam em cada uma destas imagens? Pinte o quadrinho com a resposta correta.
Disponível em: <para-colorir.net>. Acesso em: 02 dez. 2015.
Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/podium-olimpico.html>. Acesso em: 02 dez. 2015
- História | B. Roma
(PUC-RS) Considere as afirmativas abaixo sobre as origens do feudalismo europeu entre os séculos V e VIII.
I. Os confrontos militares provocados, no século V, pelas invasões sucessivas de povos germânicos, pressionados pelos Hunos desde o oriente, apresentavam características desconhecidas para os exércitos romanos, pois os variados contatos econômicos e culturais anteriores com os ditos bárbaros eram de caráter estritamente pacífico.
II. Os reinos germânicos, até o século VII, em geral foram monarquias bastante frágeis, com regras de sucessão mal definidas e guiadas por dois sistemas legais diferentes: o romano, a que se submetiam os habitantes de origem romana; e o germânico, inicialmente um sistema oral e, depois, escrito.
III. Os primeiros povos germânicos convertidos ao cristianismo eram seguidores da seita de origem oriental conhecida como arianismo, o que manteve sua religião diferente do cristianismo romano e concorreu para tornar mais lento o processo de fusão entre os dois povos até o século VIII.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNESP) Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentamse as afirmações seguintes.
I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.
II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.
III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que constituiuse, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.
Podemos indicar como correta(as)