(PUCRJ) Os pulmões dos mamíferos não possuem capacidade de movimentos próprios. Assim, necessitam da movimentação de um músculo específico denominado diafragma. Identifique o mecanismo através do qual ocorre a entrada e a saída de ar dos pulmões.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A Ecofont possui design baseado na velha fonte Vera Sans. Porém, ela tem um diferencial: pequenos buraquinhos circulares congruentes, e em todo o seu corpo, presentes em cada símbolo. Esses furos proporcionam um gasto de tinta menor na hora da impressão.
Suponha que a palavra ECO esteja escrita nessa fonte, com tamanho 192, e que seja composta por letras formadas por quadrados de lados X com furos circulares de raio r = x/3. Para que a área a ser pintada seja reduzida a 1/16 da área inicial, pretende-se reduzir o tamanho da fonte. Sabe-se que, ao alterar o tamanho da fonte, o tamanho da letra é alterado na mesma proporção.
Nessas condições, o tamanho adequado da fonte será:
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(FUVEST 2014 1° FASE) Analise o gráfico abaixo:
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar, corretamente, que,
- História
“Ele era mestre em descascar abacaxi. Literalmente. Cortava primeiro a parte de baixo. Depois, colocava a fruta em pé e, girando a coroa, ia tirando a casca. “Nunca tinha visto alguém fazer isso com tanta habilidade”, conta Maria Prestes. Essa destreza cai bem como metáfora para sintetizar a trajetória de Luiz Carlos Prestes. Desde o início da Coluna Prestes, em 1925, ele descascou muitos abacaxis”.LIMA, Vivi Fernandes de. Em cada página uma pista. Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2013. (Adaptado).
A expressão “abacaxi” é usada no texto para apontar os problemas vivenciados por Luiz Carlos Prestes, que encontrou resistência dos:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera.
O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo […], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento.
(O amor nos tempos do cólera, 1985.)
A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UNIPÊ) O olho humano é sensível à radiação eletromagnética com comprimentos de onda na faixa de 400 nm até 700 nm, sendo o comprimento de onda mais curto no espectro visível correspondente à luz violeta e o mais longo, à luz vermelha.
Nessas condições, é correto afirmar que a frequência da luz violeta que se propaga no vácuo, em 1014 Hz, é igual a