(IMED) Órgão humano, localizado na cavidade abdominopélvica, responsável pela secreção de um hormônio diretamente relacionado à absorção de carboidratos pelas células. Atua também no sistema digestório, realizando a secreção de suco digestivo responsável pela degradação da maioria das moléculas dos alimentos, como carboidratos, proteínas, gorduras e ácidos nucleicos. O órgão descrito é o:
Questões relacionadas
- História | 4. Patrimônio Cultural
O artesanato traz as marcas de cada cultura e, desse modo, atesta a ligação do homem com o meio social em que vive. Os artefatos são produzidos manualmente e costumam revelar uma integração entre homem e meio ambiente, identificável no tipo de matéria-prima utilizada.
Pela matéria-prima (o barro) utilizada e pelos tipos humanos representados, em qual região do Brasil o artefato acima foi produzido?
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você sabia que os materiais ao nosso redor têm propriedades diferentes? Isso significa que cada objeto tem características únicas que o tornam especial. Por exemplo, uma bola pode ser feita de borracha e saltar quando jogada, enquanto uma mesa é feita de madeira e pode suportar peso. As propriedades dos materiais são muito importantes para entendermos como podemos utilizá-los da melhor maneira.
Qual é a propriedade do material que permite que ele volte ao seu formato original depois de ser esticado ou comprimido?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
O presidente do Corinthians afirma, em vários momentos na entrevista, que o projeto do novo estádio não foi visto pelo presidente da república – Lula; pelo presidente da CBF – Ricardo Teixeira; e nem pelos governos municipal e estadual. Como ele justifica a escolha do estádio de seu time para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo pela CBF, sem que a mesma nunca tenha visto ou analisado o projeto?
- Física | 1.2 Vetores
(UNIT) Considere uma partícula que realiza três deslocamentos consecutivos: ∆S1 =(4i + 3j)m, ∆S2 = (3i - 2j)m e ∆S3 = (i + 5j)m.
Dessa forma, o módulo do deslocamento resultante, em m, é igual a