(FUVEST) O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) Atente para o seguinte excerto do Tratado teológico-político de Baruch Espinosa: “Tudo o que até agora afirmei resulta da própria Escritura. E em parte alguma eu li que Deus apareceu a Cristo, ou que lhe falou, mas sim que ele foi revelado por Cristo aos apóstolos, que Cristo é o caminho da salvação e, finalmente, que a lei antiga foi anunciada por um anjo e não diretamente por Deus etc. Por conseguinte, enquanto Moisés falava com Deus face a face, tal como um homem fala habitualmente com um seu companheiro (isto é, mediante os seus corpos), Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”.
Espinosa, B. Tratado teológico-político, capítulo I: Da profecia. Trad. bras. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Considerando os trechos “Moisés falava com Deus face a face” e “Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”, é correto concluir que
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Write out the ordinal numbers in spaces provided below.
- 31st - _________________________________
- 43rd - _________________________________
- 54th - _________________________________
- 68th - _________________________________
- 79th - ________________________________
- História | 6.07 Unificações
(UFPR) No Brasil, desde 2011, tem havido diversas comemorações dos 150 anos da Unificação Italiana, relembrando os fortes laços culturais entre os dois países. Sobre a relação entre a Unificação Italiana e a imigração de italianos para as Américas, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor aos alunos uma atividade para eles entenderem de formação
de uma linha. Para isso, ele deverá ou imprimir as silhuetas abaixo ou pedir aos
alunos para criarem seus desenhos utilizando um papel preto.
- O professor vai pedir aos alunos para criar uma silhueta ou o professor pode
imprimir as que estão disponíveis no final desta atividade. Para imprimir, use um
papel mais encorpado que a folha A4 normal. Isso porque, com o uso da aquarela, o
papel mais pesado resiste melhor, não formando ondulações.
- Uma vez que tenha as silhuetas prontas, cubra-as com fita crepe a partir da parte
inferior do guarda-chuva. Isso é importante para proteger a imagem e dar o efeito
final.
- Falar com os alunos para não pressionar muito a fita crepe, para não rasgar o
desenho quando for tirar.
- Coloque a folha, já preparada em um cavalete.
- Misture as aquarelas líquidas em uma paleta e com o uso de um conta-gotas, coloque
gotas de tinta na parte superior do papel e deixe escorrer naturalmente.
- Essa é a forma correta de formar o efeito de chuva. Ao terminar, tire a fita crepe .
Fonte: http://www.criandocomapego.com/pintando-chuva-uma-atividade-de-arte-para-criancas/
OBS: Se na escola não tiver cavaletes disponíveis para todo os alunos, segue sugestão
para confecção:
Fonte: Fonte: https://www.macetesdemae.com/ideias-para-atividades-e-oficinas-em-festas-infantis-que-voce-pode-fazer-em-casa/
Silhuetas para imprimir
Fonte: http://www.criandocomapego.com/pintando-chuva-uma-atividade-de-arte-para-criancas/
- Biologia | 14. Biotecnologia
(FGV) 1. A tecnologia para modificar geneticamente o mosquito Aedes aegypti utiliza dois genes: o primeiro, chamado tVAN, aumenta a produção de uma proteína na larva que, quando acumulada, morre antes de virar mosquito. O outro é o DisRed2, que permite identificar os insetos modificados usando uma luz específica, de modo que se consiga diferenciá-los dos mosquitos selvagens. 2. A fábrica tem capacidade de produzir 60 milhões de mosquitos por semana, e funciona como um grande criadouro. Tem uma área para a produção de ovos que serão modificados geneticamente. Esses ovos passam por etapa de eclosão, viram larvas, formam casulos até chegarem à fase de mosquito. Em todas essas etapas, eles são alimentados. O processo dura cerca de 14 dias, quando apenas os mosquitos machos são, enfim, liberados.
(http://epoca.globo.com. Adaptado)
Os parágrafos 1 e 2 foram retirados de uma notícia a respeito de uma metodologia de combate ao Aedes aegypti por meio da soltura de mosquitos machos gerados em larga escala em laboratório. Tais parágrafos fazem referência, respectivamente,