(UFRGS) A puberdade é o período de maturação sexual em humanos. Essa fase do desenvolvimento caracteriza-se pelo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.
Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.
Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
What is life? To the 6physicist the two distinguishing features of 1living systems are complexity and organization. Even a simple 2single-celled organism, primitive as it is, displays an intricacy and 7fidelity unmatched by any product of human 8ingenuity. Consider, for example, a 3lowly bacterium. 4Close inspection 9reveals a complex network of function and form. The bacterium may interact with its environment in a variety of ways, propelling itself, attacking enemies, moving towards or away from 10external 5stimuli, exchanging material in a controlled fashion. Its internal workings resemble a vast city in organization. Much of the control 11rests with the cell nucleus, wherein is also contained the genetic 'code', the chemical blue print that enables the bacterium to replicate. The chemical structures that control and direct all this activity may involve molecules with as many as a million atoms strung together in a complicated yet highly specific way. (...)
It is important to appreciate that a biological organism is made from perfectly ordinary atoms. (...) An atom of carbon, hydrogen, oxygen, or phosphorus inside a living cell is no different from a similar atom out-side, and there is a steady stream of such atoms passing into and out of all biological organisms. Clearly, then, life cannot be reduced to a property of an organism's constituent parts. Life is not a cumulative phenomenon like, for example, weight. For though we may not doubt that a cat or a geranium is living, we would search in vain for any sign that an individual catatom or geranium-atom is living.
Sometimes this appears paradoxical. How can a collection of inanimate atoms be animate? Some people have argued that it is impossible to build life out of non-life, so there must be an additional, non-material, ingredient within all living things - a life-force - or spiritual essence which owes its origin, ultimately, to God. This is the ancient doctrine of vitalism.
An argument frequently used in support of vitalism concerns behaviour. A characteristic feature of living things is that they appear to behave in a purposive way, as though towards a specific end.
(PAUL DAVIES. God and the New Physics. N.Y. - Simon & Schuster, Inc.,1984.)
Qual das palavras abaixo constitui um falso cognato?
- História | 6.15 Descolonização
(UEPB) Foi a partir de 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, que o processo de descolonização na Ásia e na África ganhou força. Até o início da década de 70 do século XX, cerca de 40 países reafirmaram suas independências, se opondo à dominação efetivada pelas potências capitalistas do mundo ocidental.
Assinale a alternativa que possui três fatores que influenciaram na descolonização afro-asiática.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(IFBA) A solução de hipoclorito de sódio (NaOCl) em água é chamada comercialmente de água sanitária. O rótulo de determinada água sanitária apresentou as seguintes informações:
Com base nessas informações, a concentração da solução comercial desse NaOCl será:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O flúor tem sido adicionado à água para prevenir cáries. Contudo, o Conselho Nacional de Pesquisas norte-americano publicou um relatório em que a adição de flúor na água é condenada. O relatório concluiu que o atual limite de fluoreto na água potável, indicado pela Agência de Proteção Ambiental norte-americana – 4 mg/L – deveria ser diminuído por causa dos altos riscos, tanto para crianças como para adultos. O fluoreto, apesar de prevenir uma doença, acaba causando outras, pois age sobre os tecidos do corpo que contêm cálcio e 99% do fluoreto ingerido não são excretados, permanecendo no corpo.
FAGIN, D. Controvérsias sobre o flúor. Scientific American Brasil. Edição 69. Fevereiro
de 2008. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/controversias_sobre_o_fluor_4.html. Acesso em:
08 nov. 2008 (adaptado).Os médicos do posto de saúde de uma pequena cidade começaram uma pesquisa e perceberam que uma parcela dos cidadãos apresentava problemas nas articulações e vários tipos de deformidades na arcada dentária. Suspeitando que a água da região pudesse possuir mais fluoreto que o permitido pela Agência de Proteção Ambiental, os médicos deveriam ter