(UFSM) Na natureza, a gordura nem sempre representa um problema; ao contrário, ela pode funcionar como isolante, ajudando os animais endotérmicos a manter constante a temperatura corporal.
Essa característica da gordura aparece no(s) grupo(s) de
Questões relacionadas
- Matemática | 3.4 Modular
Considere a função f: R " R, definida por . Dentre as alternativas a seguir, uma equação que também define a função f é
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(PUCRS) Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
A levedura que processa a fermentação referida no texto é
- Física
Qual dos recipientes abaixo, contendo o mesmo líquido, apresenta maior pressão no ponto P?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto. Ciência da Natureza e Meio Ambiente Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45 Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor. As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais. “É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...] Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especies-
podem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Enunciado:
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIPÊ) O tendão de Aquiles, que une a parte de trás do tornozelo ao osso do calcanhar, funciona como uma mola natural. Quando se estica e relaxa, nele se armazena energia potencial elástica. Considerando-se que a constante elástica efetiva desse sistema é igual a 5,0 N/cm e que sofra uma compressão de 4,0 mm, a energia armazenada, em mJ, é igual a