Se por um lado a Revolução Industrial instituiu um novo patamar de tecnologia e, com isso, uma melhoria na qualidade de vida da população, por outro lado os resíduos decorrentes desse processo podem se acumular no ar, no solo e na água, causando desequilíbrios no ambiente.
O acúmulo dos resíduos provenientes dos processos industriais que utilizam combustíveis fósseis traz como consequência o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Texto
Duelo antes da noite
[1] No caminho a menina pegou uma pedra e
atirou-a longe, o mais que pôde. O menino
puxava a sua mão e reclamava da vagareza da
menina. Deviam chegar até a baixa noite a
[5] Encantado, e o menino sabia que ele era
responsável pela menina e deveria manter uma
disciplina. Que garota chata, ele pensou. Se eu
fosse Deus, não teria criado as garotas, seria
tudo homem igual a Deus. A menina sentia-se
[10] puxada, reclamada, e por isso emitia uns sons de
ódio: graças a Deus que eu não preciso dormir
no mesmo quarto que você, graças a Deus que
eu não vou morar nunca mais com você. Vamos
e não resmunga, exclamou o menino. E o sol já
[15] não estava sumindo? Isso nenhum dos dois
perguntava porque estavam absortos na raiva de
cada um. A estrada era de terra e por ela poucos
passavam. Nem o menino nem a menina
notavam que o sol começava a se pôr e que os
[20] verdes dos matos se enchiam cada vez mais de
sombras. Quando chegassem a Encantado o
menino poria ela no Opala do prefeito e ela
nunca mais apareceria. Ele não gosta de mim,
pensou a menina cheia de gana. Ele deve estar
[25] pensando: o mundo deveria ser feito só de
homens, as meninas são umas chatas. O menino
cuspiu na areia seca. A menina pisou sobre a
saliva dele e fez assim com o pé para apagar o
cuspe.
[30] Até que ficou evidente a noite. E o menino
disse a gente não vai parar até chegar em
Encantado, agora eu proíbo que você olhe pros
lados, que se atrase. A menina não queria chorar
e prendia-se por dentro porque deixar arrebentar
[35] uma lágrima numa hora dessas é mostrar muita
fraqueza, é mostrar-se muito menina. E na curva
da estrada começaram a aparecer muitos
caminhões apinhados de soldados e a menina
não se conteve de curiosidade. Para onde vão
[40] esses soldados? — ela balbuciou. O menino
respondeu ríspido. Agora é hora apenas de
caminhar, de não fazer perguntas, caminha! A
menina pensou eu vou parar, fingir que torci o
pé, eu vou parar. E parou. O menino sacudiu-a
[45] pelos ombros até deixá-la numa vertigem
escura. Depois que a sua visão voltou a adquirir
o lugar de tudo, ela explodiu chamando-o de
covarde. Os soldados continuavam a passar em
caminhões paquidérmicos. E ela não chorava,
[50] apenas um único soluço seco. O menino gritou
então que ela era uma chata, que ele a deixaria
sozinha na estrada que estava de saco cheio de
cuidar de um traste igual a ela, que se ela não
soubesse o que significa traste, que pode ter
[55] certeza que é um negócio muito ruim. A menina
fez uma careta e tremeu de fúria. Você é o
culpado de tudo isso, a menina gritou. Você é o
único culpado de tudo isso. Os soldados
continuavam a passar.
[60] Começou a cair o frio e a menina tiritou
balançando os cabelos molhados, mas o menino
dizia se você parar eu te deixo na beira da
estrada, no meio do caminho, você não é nada
minha, não é minha irmã, não é minha vizinha,
[65] não é nada.
E Encantado era ainda a alguns lerdos
quilômetros. A menina sentiu que seria bom se o
encantado chegasse logo para se ver livre do
menino. Entraria no Opala e não olharia uma
[70] única vez pra trás para se despedir daquele
chato.
Encantado apareceu e tudo foi como o
combinado. Doze e meia da noite e o
Opala esperava a menina parado na frente da
[75] igreja. Os dois se aproximaram do Opala tão
devagarinho que nem pareciam crianças. O
motorista bigodudo abriu a porta traseira e
falou: pode entrar, senhorita. Senhorita... o
menino repetia para ele mesmo. A menina se
[80] sentou no banco traseiro. Quando o carro
começou a andar, ela falou bem baixinho: eu
acho que vou virar a cabeça e olhar pra ele com
uma cara de nojo, vou sim, vou olhar. E olhou.
Mas o menino sorria. E a menina não resistiu e
[85] sorriu também. E os dois sentiram o mesmo nó
no peito.
(NOLL, João Gilberto. In: Romances e contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 690-692. Texto adaptado.)
Assinale a opção em que, sem mudar o sentido do enunciado abaixo destacado, transformou-se o discurso direto no discurso indireto.
“Até que ficou evidente a noite. E o menino disse a gente não vai parar até chegar em Encantado, agora eu proíbo que você olhe pros lados, que se atrase.”(linhas 30-33)
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESB)
O bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), utilizado em comprimidos antiácidos e adicionado no cozimento de alguns alimentos, se decompõe de acordo com a equação química.
Considerando-se as informações do texto e da tabela, é correto afirmar:
- Geografia - Fundamental | 05. A formação inicial do povo e da cultura brasileira
Além das belas paisagens e do clima diferenciado, a região Sul possui uma cultura muito rica. Vamos conhecer um pouco dessa cultura lendo um trecho da música a seguir.
Leia os trechos a seguir e numere-os de acordo com a correspondência entre o nome e a descrição do termo em destaque na música.
(1) Chimarrão (2) Boitatá (3) Negrinho do pastoreio. (4) Minuano
( ) Conhecido como "fogo que corre", é uma grande cobra de fogo no folclore brasileiro. Na região Sul uma lenda diz que depois do dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram felizes, pela abundância de alimentos. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com. Acesso em: 06 abr. 2012. (adaptado)
( ) É um chá típico da região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, feito com erva mate, servido em uma cuia e bebido através de uma espécie de canudo chamado bomba.
( ) O nome de uma corrente de ar típica dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É um vento frio de origem polar, chamado de cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.
Seu nome deriva de um grupo indígena que habitava os campos do Rio Grande do Sul.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 06 abr. 2012. (adaptado)
( ) A lenda diz que um menino negro escravo cuidava do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Um dia o menino voltou sem um dos cavalos e foi castigado e colocado dentro de um formigueiro. No dia seguinte o garoto estava livre, sem ferimentos e montado no cavalo que havia sumido.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com. Acesso em: 06 abr. 2012. (adaptado)
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
A Organização Mundial de Saúde estima o número anual de pessoas picadas por ofídios em 5,4 milhões, sendo que, entre 81.000 e 138.000, morrem em várias partes do mundo.
Considerando os primeiros socorros às vítimas de incidentes com espécies peçonhentas, é correto:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
Considere a seguir o excerto do artigo da historiadora Violeta Loureiro sobre a região amazônica:
De todos, o mito mais persistente [sobre a Amazônia] parece ter sido sempre o da superabundância e da resistência da natureza da região [...].
(LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a (re)construir. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 108, 2002.)
Conforme os conhecimentos sobre a história do Brasil, do período colonial ao republicano, considere as seguintes afirmativas referentes às atividades econômicas exercidas na região amazônica:
1. A exploração das drogas do sertão fez parte do processo de interiorização da colonização portuguesa e utilizou mão de obra indígena no século XVII.
2. A atividade mineradora na região no século XVIII foi intensa e teve mão de obra escravizada africana que usou o ouro para comprar sua alforria.
3. O extrativismo do látex voltou-se para suprir a demanda industrial ocidental na virada do século XIX para o XX e atraiu contingentes de migrantes nordestinos.
4. A rodovia Transamazônica e a atividade industrial nos anos 1970 seguiram o projeto de desenvolvimento sustentado liderado por povos indígenas.
Assinale a alternativa correta.