Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir para responder à questão.
Texto I
O príncipe desencantado
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar: – Muito obrigada, querido príncipe. Você, por acaso, é solteiro? – Sim, minha querida princesa. – Então nós temos que nos casar já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo? – É... minha querida princesa. – Você tem um castelo, é claro. – Tenho... princesa. – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber? – Trinta e seis. – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar... quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta, eu acho que dá! – Tantas assim? – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é? (...) Disponível em: <www.celsul.org.br/Encontros/08/relacao_habilidades_compreensao.pdf.>. Acesso em: 18 set. 2013.
Texto II
Disponível em: <http://www.ivoviuauva.com.br>. Acesso em: 19 set.2013.
Considerando as falas das personagens femininas dos dois textos, elas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La influencia árabe en la gastronomía española
[1] Hasta el establecimiento del Imperio Islámico en la Península Ibérica (711-1492 d.C.), el panorama gastronómico era más
bien monótono y poco nutritivo. Las tierras en Al-Ándalus eran pobres de recursos, y esto era una de las razones principales para que
la alimentación fuese poco variada. En la Hispania y en el resto de Europa, la comida y la dieta, antes de los árabes, se basaban
[4] principalmente en el consumo de cereales y vid, y era casi inexistente el cultivo de frutas y hortalizas.
La meta de los gobernadores y líderes Omeyas era promover el desarrollo de la agricultura e introducir nuevas tecnologías
que mejorasen la irrigación y el cultivo en general. Con la revolución agrícola introducida por los árabes, llegaron también los nuevos
[7] productos e ingredientes que enriquecieron altamente la culinaria de la península Ibérica, entre los cuales están el arroz, el azafrán,
el azúcar, las frutas como naranjas, limones, melocotones y los frutos secos.
A diferencia de la dieta principal de los cristianos, que consistía de trigo, carne y vino, los andalusíes crearon nuevas prácticas
[10] gastronómicas en las que las verduras no se comían más solas, sino que también se combinaban con el pescado, con la carne o en otras
variaciones.
Muchos de los alimentos que se consideran la base de la gastronomía española son de origen árabe. El ejemplo más
[13] paradigmático es la paella, considerada el plato nacional. Otros alimentos importantes son la mayoría de la repostería, como es el caso
de 70% de los dulces y postres en España.
En definitiva, podemos decir que los árabes tuvieron una gran influencia en la gastronomía de España. Por un lado,
[16] introdujeron algunos productos e ingredientes que se usan en la mayoría de los platos de España y, por otro, los españoles todavía usan
las recetas y los métodos de cocción introducidos por los árabes.
Internet: <http://gastronomia-y-cultura.wikispaces.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente fundamentándose en el texto.
Es correcto deducir del texto que platos que combinan legumbres y carne o pescado forman parte de la gastronomía española actual.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Temos uma sequência formada por 2015 números reais, onde o primeiro é o número 11. Se x é um número nesta sequência, o seguinte é dado por
. Nessas condições, a soma dos dois últimos números da sequência é
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais necessários
- Tinta guache de várias cores.
- Rolinhos de espuma e pincéis de várias espessuras.
- Godê ou copinhos de café descartáveis.
- Panos para limpeza.
- Potes para água.
- Pratinhos de papelão. A quantidade será igual a dos lugares mais visitados na escola, mais um para o portão de entrada.
- Fita adesiva de boa qualidade.
- Caneta hidrocor de ponta grossa.
- Folha grande para registro da “planta” – pode ser um papel kraft em metro.
Procedimentos
1 º.Um passeio pela escola é o início deste trabalho. As crianças vão eleger os locais mais visitados nela e como se chega a cada um partindo da entrada da escola.
2 º.Em sala, em duplas ou trios, as crianças criarão um símbolo para cada local escolhido no passeio. O símbolo deve ser desenhado e pintado no pratinho de papelão e reservado para colar na planta. Incentive-os a usar técnicas de pintura já trabalhadas no semestre e exploradas por você.
3 º.Agora é a hora de desenhar a planta da escola. Prenda o papel kraft na parede com fita adesiva e vá desenhando o caminho, de acordo com a orientação das crianças. (Essa parte é melhor você executar, pois ainda é difícil para as crianças a noção do espaço). Faça a lápis para não ter problema na hora de apagar se errar.
4 º.Feita a planta, deixe que as crianças pintem o trajeto. Depois de tudo seco, é a hora de colar as plaquinhas que vocês fizeram nos pratinhos. Coloquem outros detalhes e apreciem.
5 º.Se puder, prenda a planta que vocês construíram na entrada da escola. Árte utilitária!
Imagem disponível em: <http://www.abra.com.br/cursos/paisagismo/paisagismo-desenho-projetos>. Acesso em 15 dez. 2015.
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL - Barbante - Cola -Tinta guache - Rolinho para pintura - Pedaço de papelão na medida de 15x20 cm - Papel branco (Sulfite ou Canson) - Pratinhos de plástico PROCEDIMENTOS - A proposta desta aula é fazer uma gravura utilizando barbante. - O professor vai pedir as crianças para fazerem um desenho sobre o papelão. - Desenho feito, o professor vai instruir as crianças a passar a cola nos contornos deste desenho e ir colocando o barbante por cima da cola. - Esperar secar. -O professor vai distribuir as tintas , que já devem estar dentro dos pratinhos, o rolinho e o papel branco. - O professor vai explicar para as crianças que elas deverão molhar o rolinho na tinta e passar sobre o desenho ( onde esta colado o barbante), cobrindo toda a superfície. - Logo após, pegar este papelão e colocar sobre a folha branca ( a parte com tinta sobre a folha branca), fazendo a impressão da imagem. - Cada criança vai imprimir três cópias, numerando e assinando uma a uma. - Fazer uma exposição dos trabalhos.
Fonte: http://arte-jana.blogspot.com.br/