(PUCCAMP) Invertebrados que apresentam esqueleto interno de origem mesodérmica e simetria radial quando adultos são os
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em: 24 set. 2011.
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a:
- Biologia | 09. Botânica
Em 1938, os pesquisadores Hanner e Bonner realizaram uma série de experimentos, hoje considerados clássicos, para o estudo do fotoperiodismo das plantas. O esquema a seguir demonstra os resultados desse experimento.
Com base nos resultados e nas conclusões obtidas a partir desse experimento, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As plantas de dia curto florescem quando submetidas a um período de escuro igual ou menor que o período de claro.
( ) A interrupção da noite com um flash de luz não produziu qualquer efeito visível no resultado do experimento.
( ) As plantas de dia longo florescem quando submetidas a períodos claros superiores aos períodos escuros.
( ) As plantas possuem um fotoperíodo crítico, relacionado com a duração do período de escuro, e não com o período do dia na determinação da floração.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UNEB) Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são suficientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente.
É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade.
O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH.
A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema.
(VACCARI. 2012. p.40-45).
Com base no conhecimento da importância do nitrogênio, potássio e fósforo, NPK, na produtividade primária do planeta e nas repercussões negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, é correto afirmar:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Muitos elementos químicos são encontrados em diferentes organismos vivos com finalidades distintas. Destes, cinco são necessários a todos os organismos: Ca2+,Cℓ-, Mg²+, K+ e Na+.
Dentre os cátions citados, o que apresenta o maior raio iônico é
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linhas. Cada uma sugere uma sensação diferente. Esses tipos de linhas são padronizados no mundo inteiro.
Reta. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza obra de Mario Fresco.
Curva. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade
Vertical. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.
Horizontal Indica repouso. Também pode expressar quietude.
Inclinada Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
Ondulada. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
Espiral. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
Quebrada. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas.
http://assuntosdaana.blogspot.com/2010/03/linhas.html
Converse com a turma sobre o elemento de linguagem visual linha e sugira que pesquisem sobre o assunto em livros, revistas e sites, principalmente sobre os tipos de linhas que existem e suas aplicações no mundo. Abra uma roda de discussão para proporcionar a troca das informações pesquisadas e sugira aos alunos que eles busquem os vários tipos de linhas no espaço da escola e até mesmo em seu entorno próximo.
Proponha aos alunos fazerem alguns registros fotográficos que exemplifiquem os tipos de linhas, não importando se são linhas criadas pelo homem ou encontradas na natureza, como por exemplo, as linhas curvas do rosto. A partir dos registros feitos, cada aluno deverá escolher uma foto para cada tipo de linha e fazer alguns estudos utilizando lápis preto sobre papel branco tamanho A4, para cada foto escolhida. No primeiro estudo ele deverá utilizar a linha contínua, ou seja, sem interrupção, sem tirar o lápis do papel, como no exemplo abaixo, no segundo estudo deverá usar linhas interrompidas, sempre definindo cada linha em separado, sem continuar em outra linha, e um último estudo livre.
Monte na sala de aula um varal com os melhores trabalhos de cada aluno e abra uma roda de discussão para avaliarem os trabalhos de acordo com a proposta.
http://constancalucas.blog.uol.com.br/arch2007-05-01_2007-05-31.html