(IF-SUL) Simetria radial, lanterna de Aristóteles e habitat exclusivamente marinho são características do seguinte grupo:
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Em um certo país, as capitais Santo Antônio e São Bernardo são interligadas pelas rodovias e e as capitais São Bernardo e São Carlos são interligadas pelas rodovias e Não existem rodovias interligando diretamente as capitais Santo Antônio e São Carlos. Se uma transportadora escolher aleatoriamente uma rota para o caminhoneiro Luís ir e voltar de Santo Antônio a São Carlos, qual a probabilidade de a rota sorteada conter, apenas, rodovias de numeração ímpar?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Write sentences in the affirmative, interrogative and negative with the Present Perfect. Use already or yet.
(A) My brother / do the homework.
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(B) I / not / pack my bag.
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(C) you / listen to the new Lady Gaga song?
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(D) My mother / buy / her new CD.
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- Física | 2.6 Hidrostática
(EBMSP) Uma parte ocidental da barreira Larsen C na Antártida – a maior geleira na Antártida – se desprendeu e formou o maior iceberg na história da região. O surgimento do iceberg aconteceu no período entre 10 e 12 de julho de 2017, quando uma parte da geleira Larsen C com 5,8.10³ km² finalmente se desprendeu. Cientistas da Universidade de Swansea, Reino Unido, que estiveram observando essa geleira durante meses, tinham avisado que se o desprendimento acontecesse, resultaria no aparecimento de um iceberg com 190 m de altura e 1.155 km³ de gelo, representando perigo para a navegação marítima.
Disponível em: https://br.sputniknews.com/mundo. Acesso em: ago. 2017. Adaptado.
Considerem-se a densidade do gelo igual a 0,92 g/cm³ a da água doce igual a 1,0 g/m³ e a da água do mar igual a 1,03 g/cm³ e o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s².
Sabendo-se que as densidades da água do mar antes e depois do descongelamento total do iceberg são diferentes, e utilizando-se como modelo físico para representar o iceberg um cubo de aresta x e um recipiente com base quadrada de lado y, como na figura, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 02.2. Diferentes câmeras
Fotografia em perspectiva
Materiais
- Computadores e projetor para apresentar exemplos e para a apresentação final
- Câmeras fotográficas e/ou de celulares
- Miniaturas variadas, como bonecos e similares
Atividade
- Divida a sala em grupos de, no mínimo, 5 pessoas;
- Apresente para a turma os exemplos de fotografia sugeridos ou similares;
- Os grupos deverão fazer diversas experiências fotográficas e selecionar 3 fotos para a exposição final.
Imagens sugeridas
- Figura 7- Imagem disponível em: <http://casaldemochilao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/0foto-perspectiva-salar-de-uyuni1.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 8 - Imagem disponível em: <https://img3.ibxk.com.br/materias/12400/50650.jpg?w=700.> Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 9- Imagem disponível em: http://static.tudointeressante.com.br/uploads/2014/04/perspectiva-1.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 10 - Imagem disponível em: <http://fotodicasbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/08/PerspectivaPosi%C3%A7%C3%A3o.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 11- Imagem disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-q0Ye1EoPipM/UHLgz2-yrPI/AAAAAAAA5i8/F39qxlbFX84/s1600/great-forced-perspective-photography02.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 12- Imagem disponível em: http://www.maxdesign.com.br/transmissaoaovivopelainternet/wp-content/uploads/2016/09/perspectiva-de-fotografias-e-angulos.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 13 - Imagem disponível em: <https://www.epochtimes.com.br/wp-content/uploads/2014/03/cr-foto_perspectiva_correta-900.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
Ao término dos trabalhos, cada grupo deverá apresentar as fotos fazendo uma autoavaliação da experiência e dos resultados. Se houver possibilidade de impressão, organizem uma exposição na escola, utilizando papel cartão preto para fazer a moldura das imagens.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem e leia o texto a seguir para responder à questão 11. Pontas de um passado remoto
Projéteis de pedra do interior paulista de até 10 mil anos apresentam estilo diferente dos artefatos pré-históricos encontrados no Sul Muitas pontas de flecha ou de lança feitas de pedra, produzidas por seres humanos da Pré-história do Brasil, foram encontradas entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Os arqueólogos costumam classificar essas armas de pedra como pertencentes aos antigos caçadores-coletores de uma cultura chamada Umbu. No entanto, um grupo de cientistas comparou mais de mil pontas de lanças encontradas nos dois estados e descobriram que elas não são iguais. Com esse estudo comparativo, chegaram à conclusão de que os habitantes do Rio Grande do Sul e os de São Paulo talvez fossem diferentes e, portanto, não poderiam ser classificados como pertencentes a uma mesma cultura. As lanças encontradas na cidade de São Carlos, segundo arqueólogos, podem ter pertencido a um grupo com hábitos e tecnologia diferentes dos da tradição Umbu. Objetos produzidos pela mão do homem, a chamada cultura material, contam algo sobre quem os produziu, especialmente quando são o único ou o principal vestígio arqueológico de um povo ou sociedade desaparecida. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/>.
Acesso em: 28 maio 2014. Adaptado.
Enunciado:
Assinale a alternativa que explica corretamente por que encontrar pontas de pedra pode ser importante para os arqueólogos que estudam povos caçadores-coletores.