(UFRGS) A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.
1. Sistema digestório completo
2. Sistema digestório incompleto
3. Protostômio
4. Deuterostômio
5. Simetria bilateral na fase larval
6. Simetria radial na fase larval
Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?
Questões relacionadas
- História | 1. Colônia
"Esta terra, Senhor, é muito chã e muito formosa. Nela não podemos saber se haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal; porém, a terra em si é de muitos bons ares (...) querendo aproveitar dar-se-á nela tudo (...)". Esse trecho é parte da carta que Pero Vaz de Caminha escreveu, em 1500, ao rei de Portugal, com informações sobre o Brasil. Com base no texto, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 07. Música Afro-Brasileira
"A música sempre foi a herança mais visível que os negros africanos escravizados trouxeram para o Brasil. Diversa, rica, rítmica, a tradição africana se misturou e se transformou aqui no Brasil. É sobre isso que pulsa o CD GONGUÊ: a herança africana que construiu a música brasileira."
O projeto "A cor da cultura" é um projeto educativo que tem como propósito valorizar essa rica faceta que compõe a cultura brasileira que é a cultura advinda da África. Apesar da cruel realidade da escravidão, é através cultura que podemos ter uma reformulação valorosa do passado. Graças à essa herança, vários ritmos musicais hoje conhecidos como brasileiros, foram criados.
Faça uma audição com os alunos de algumas faixas do CD GONGUÊ, disponível para download ou para ouvir online no site: <http://www.acordacultura.org.br/kit>, acesso 02 nov. 2014.
Em seguida converse sobre as músicas: que ritmos lembramos ao ouvi-las? Peça para citarem músicas e artistas conhecidos que tocam esses ritmos.
Faça com que então se dividam em grupos de quatro alunos e cada um faça um cartaz criativo sobre este diálogo entre Brasil e África a partir da música.
Façam uma exposição com os cartazes e um debate sobre o trabalho.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos. Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que:
- Matemática
Uma calculadora tem uma tecla especial que faz duas operações seguidas: subtrai uma unidade do número e seguidamente calcula o inverso do resultado. Assim, quando inserido o número n e apertada essa tecla, a calculadora dá o valor da expressão 1/(n - 1).O que aparecerá na tela se inserirmos o número 3 e apertarmos essa tecla especial duas vezes?
Observação: na segunda vez,será feita a conta com o resultado da primeira vez, quando inserido o número 3.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) O Brasil é sertanejo
Que tipo de música simboliza o Brasil? Eis uma questão discutida há muito tempo, que desperta opiniões extremadas. Há fundamentalistas que desejam impor ao público um tipo de som nascido das raízes socioculturais do país. O samba. Outros, igualmente nacionalistas, desprezam tudo aquilo que não tem estilo. Sonham com o império da MPB de Chico Buarque e Caetano Veloso. Um terceiro grupo, formado por gente mais jovem, escuta e cultiva apenas a música internacional, em todas as vertentes. E mais ou menos ignora o resto.
A realidade dos hábitos musicais do brasileiro agora está claro, nada tem a ver com esses estereótipos. O gênero que encanta mais da metade do país é o sertanejo, seguido de longe pela MPB e pelo pagode. Outros gêneros em ascensão, sobretudo entre as classes C, D e E, são o funk e o religioso, em especial o o gospel. Rock e música eletrônica são músicas de minoria.
É o que demonstra uma pesquisa pioneira feita entre agosto de 2012 e agosto de 2013 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisa Tribos musicais - o comportamento dos ouvintes de rádio sob uma nova ótica faz um retrato do ouvinte brasileiro e traz algumas novidades. Para quem pensava que a MPB e o samba ainda resistiam como baluartes da nacionalidade, uma má notícia: os dois gêneros foram superados em popularidade. O Brasil moderno não tem mais o perfil sonoro dos anos 1970, que muitos gostariam que se eternizasse. A cara musical do país agora é outra.
GIRON, L. A. Época, n. 805, out. 2013 (fragmento).O texto objetiva convencer o leitor de que a configuração da preferência musical dos brasileiros não é mais a mesma da dos anos 1970. A estratégia de argumentação para comprovar essa posição baseia-se no(a):