(UFRGS) A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.
1. Sistema digestório completo
2. Sistema digestório incompleto
3. Protostômio
4. Deuterostômio
5. Simetria bilateral na fase larval
6. Simetria radial na fase larval
Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Increasing greenhouse gas concentrations will have many effects Greenhouse gas concentrations in the atmosphere will continue to increase unless the billions of tons of our annual emissions decrease substantially. Increased concentrations are expected to:
- > Increase Earth's average temperature
- > Influence the patterns and amounts of precipitation
- > Reduce ice and snow cover, as well as permafrost
- > Raise sea level
- > ncrease the acidity of the oceans
- > ncrease the frequency, intensity, and/or duration of extreme events
- > Shift ecosystem characteristics
- > Increase threats to human health
These changes will impact our food supply, water resources, infrastructure, ecosystems, and even our own health. United States Environmental Protection Agency. Available at: http://www3.epa.gov/climatechange/science/future.html. Accessed on: oct. 30, 2015. (Extract)
In the previous text, the United States Environment Protection Agency presents
- Geografia | A. Globalização
TEXTO I
Em suma, todos os elementos apresentados levam a encarar um banco central independente como um arranjo capaz de isolar a política monetária da política. O banco central é posto como uma entidade apolítica, com o alvo único de manutenção da estabilidade de preços, dado que possui maior aversão à inflação que a média da sociedade. A delegação da responsabilidade da formulação da política monetária a um banco central independente significa que o governo abre mão de um conjunto de instrumentos sob o qual a estabilidade de preços poderia ser sacrificada em detrimento de outros alvos. GODIN. P. R. Prós e contras da autonomia do Banco Central.
Disponível em: www.uninter.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Surgiu um grande debate nos últimos dias por conta da votação sobre a autonomia do Banco Central. Essa autonomia já vem sendo pensada há algum tempo, mas agora foi votada. A ideia central, segundo defensores, é “blindar” o Bacen de ser capturado pelos interesses governamentais. Além disso, para os defensores, essa autonomia é fundamental para melhorar o investimento externo e a percepção do que é feito dentro do Brasil, pois pode ajudar a controlar a inflação. Entretanto, esse argumento pode ser questionável já que, independentemente de o Bacen ter uma atuação mais ou menos conservadora, não significa necessariamente que não prejudicará os trabalhadores, as políticas de emprego e renda e de crédito mais acessível. Isso ocorre pois o que é bom para o mercado financeiro não necessariamente será bom para o restante da população.
BORGES, Y. F. F. Independência do Banco Central: teoria e prática. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Os textos, mesmo apresentando distintos pontos de vista, se fundamentam na seguinte característica de um Banco Central autônomo/independente:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Embora a saúde e a felicidade estejam correlacionadas de maneira inequívoca e bidirecional, não é fácil saber qual a relação de causalidade entre esses dois estados. Somos felizes por ter boa saúde ou é a felicidade que nos faz saudáveis? Tentativas de transpor essa associação para o cenário científico esbarram em importantes obstáculos. Tais dificuldades não intimidaram o psicólogo e geneticista Steve Cole que tem se dedicado a determinar quais genes se expressam em pessoas felizes e compará-los com os de pessoas em estados mentais negativos, decorrentes de estresse ou solidão. Não parece haver dúvida de que o sistema nervoso central influi no sistema imune. Cole propôs que, entre os mais de 20 mil genes humanos, há 209 que separam as pessoas deprimidas das felizes. Os genes mais expressos nas pessoas tristes seriam os ligados à resposta inflamatória e os genes reprimidos teriam papel antiviral.
RUMJANEK, Franklin. Genes felizes? CiênciaHoje.São Paulo: SBPC, n. 311, v. 52, jan./ fev. 2014, p.17. Adaptado.
Considerando-se uma abordagem genética da correlação saúde e felicidade, é correto afirmar:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(UEPB) Sobre a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido são apresentadas algumas proposições. Coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A eritroblastose fetal só ocorre quando mulheres Rh– já sensibilizadas geram criança Rh+.
( ) A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ ou gestação anterior de uma criança Rh+.
( ) A sensibilização ocorre durante a gestação, em decorrência da passagem de sangue da mãe para o filho e vice-versa.
( ) Atualmente, a eritroblastose fetal é prevenida injetando-se na mãe Rh– soro contendo anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho Rh+.
( ) A frequência observada de eritroblastose fetal é menor que a esperada; um dos motivos para essa redução é a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um engenheiro fará um projeto de uma casa cujo terreno tem o formato de um retângulo de 36 m de comprimento por 9 m de largura. Para isso, ele fará um desenho de um retângulo de 24 cm de comprimento por 6 cm de largura. Qual deve ser a escala utilizada pelo engenheiro?