(UEL) Para responder a questão, considere as figuras a seguir que apresentam, de forma esquemática, algumas características da estrela-do-mar.
De acordo com os esquemas, a estrela-do-mar pode ser classificada como um animal
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Quatro crianças levaram suas figurinhas, para a escola , para realizar um jogo de tapão na hora do recreio. Observe quantas figurinhas cada um tinha e quantas foram perdidas na brincadeira.
Enunciado:
Qual dos meninos que ficou com o maior número de figurinhas após a brincadeira?
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2015 1ª FASE) Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”.
Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Leia o cartum e o artigo 5.º do Estatuto da Criança e do Adolescente para responder à questão. Art. 5º – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 23 out. 2013. Disponível em: <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Relacione a crítica expressa no cartum ao artigo 5.º (ECA). Nessa resposta, você deve considerar as dificuldades que o País encontra para garantir que essas leis sejam cumpridas.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UNESP) Leia o texto e observe o mapa para responder à questão a seguir.
Nem existia Brasil no começo dessa história. Existiam o Peru e o México, no contexto pré-colombiano, mas Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, não. No que seria o Brasil, havia gente no Norte, no Rio, depois no Sul, mas toda essa gente tinha pouca relação entre si até meados do século XVIII. E há aí a questão da navegação marítima, torna-se importante aprender bem história marítima, que é ligada à geografia. [...] Essa compreensão me deu muita liberdade para ver as relações que Rio, Pernambuco e Bahia tinham com Luanda. Depois a Bahia tem muito mais relação com o antigo Daomé, hoje Benin, na Costa da Mina. Isso formava um todo, muito mais do que o Brasil ou a América portuguesa. [...]
Nunca os missionários entraram na briga para saber se o africano havia sido ilegalmente escravizado ou não, mas a escravidão indígena foi embargada pelos missionários desde o começo, e isso também é um pouco interesse dos negreiros, ou seja, que a escravidão africana predomine. [...] A escravização tem dois processos: o primeiro é a despersonalização, e o segundo é a dessocialização.
(Luiz Felipe de Alencastro. Entrevista a Mariluce Moura. “O observador do Brasil no Atlântico Sul”. In: Revista Pesquisa Fapesp, no 188, outubro de 2011.)
A “despersonalização” e a “dessocialização” dos escravizados podem ser associadas, respectivamente,
- História | 3.2 Era Vargas
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 10 out. 2020. VOT2020.
O cartaz acima foi elaborado em 1931, durante a primeira grande crise política enfrentada por Getúlio Vargas. No contexto histórico que foi elaborado o cartaz, a relação entre o Presidente Vargas e os paulistas foi marcada