(MACKENZIE) Considere os grupos de invertebrados relacionados abaixo e as características descritas.
A alternativa que relaciona corretamente o grupo de invertebrado com as características é:
I | II | III | IV | V |
Questões relacionadas
- Física | A. Leis de Newton
(FUVEST 2014 1° FASE) Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cipó esticado, formando um ângulo de 30° com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cipó no instante em que sua velocidade fica novamente igual a zero.
Imediatamente antes de se soltar, sua aceleração tem
Note e adote:
-> Forças dissipativas e o tamanho da pessoa devem ser ignorados.
-> A aceleração da gravidade local é g = 10 m/s2.
-> sen 30° = cos 60° = 0,5
-> cos 30° = sen 60° = 0,9
- Química
Os organismos fotossintéticos removem parte do dióxido de carbono da atmosfera, o que diminui a concentração de gases de efeito estufa emitidos por atividades antrópicas e, a partir da absorção de energia solar, produzem glicose, de acordo com a reação química representada de maneira simplificada pela equação química. Moléculas de glicose, representadas pela estrutura química, combinam-se para formar a celulose – constituinte da parede celular dos vegetais – e o amido – armazenado em diferentes órgãos vegetais.
Considerando-se as informações e os conhecimentos das Ciências da Natureza, é correto afirmar:
- História
A irrigação não pode ser vista como a causa do surgimento do Estado centralizado e da civilização egípcia: pelo contrário, um sistema centralizado de obras hidráulicas para a agricultura irrigada surgiu como resultado tardio de um Estado forte.
(Ciro F. Cardoso. O Egito Antigo, 1982.)
A partir do texto conclui-se que, no Egito Antigo,
- História | 6.07 Unificações
(UFPR) A unificação alemã foi articulada pelo reino da:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de ponta nem outros investimentos fixos vindo do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da