(UFF) Os invertebrados se diferenciam a partir de diversas características morfológicas, incluindo a presença e número de patas. Considerando uma barata, uma aranha, um escorpião e um ácaro, pode-se afirmar que o número de pares de patas desses animais é, respectivamente,
Questões relacionadas
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(MARINHA) Em 1682, foi criada a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão, com o objetivo de controlar os atritos entre fazendeiros e religiosos na disputa pelo trabalho indígena, mais barato que o africano, e incentivar a produção local... A companhia venderia aos habitantes do Maranhão produtos europeus, como azeite, vinho e tecidos, e deles compraria o que produzissem, como algodão, açúcar, madeira e as drogas do sertão, para comercializar na Europa. Também deveria fornecer à região quinhentos escravos por ano, uma fonte alternativa de mão de obra, diante da resistência jesuítica em permitir a escravidão de nativos. Os preços cobrados pela companhia, entretanto, eram abusivos, e ela não cumpria os acordos, como o fornecimento de escravos.
VICENTINO, Claudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil.Editora Scipione, SP, 2010 – p. 358.
O texto acima descreve uma situação que colaborou para o acontecimento de um conflito, no período colonial brasileiro ocorrido na segunda metade do século XVII, que ficou conhecido como
- Física | 1.2 Vetores
(EEAR) Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F1 = 9N e F2 = 15N que estão dispostas de modo a formar entre si um ângulo de 120°. A intensidade da força resultante, em newtons, será de
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Unipê)
Em uma maternidade, ocorreu a suspeita de uma troca entre dois recém-nascidos do sexo masculino (bebê X e bebê Y). A fim de resolver o problema de forma mais rápida, um funcionário realizou um teste de tipagem sanguínea para as crianças e os possíveis progenitores (casal 1 e casal 2). O quadro demonstra os resultados obtidos e o sinal + indica que houve aglutinação e o sinal indica ausência de aglutinação.Após análise do quadro, concluiu-se: - Língua Portuguesa
redefinição da própria identidade negra. Como se não fossem suficientes as dificuldades de uma recente transição do país de economia agrícola para economia urbana industrial e de serviços, há, ainda, 2o peso da herança deixada pelo longo período de escravidão no país, que influencia o racismo a que os negros ainda são submetidos.
Nesse sentido é que os afrodescendentes se empenham para a aquisição de certos símbolos que garantam sua distinção em relação ao restante dos afrodescendentes pertencentes às camadas populares, como a posse de um diploma universitário, o exercício de um trabalho não manual e o cultivo de algumas práticas de consumo que envolve diferenças no tamanho das residências, no modelo e ano do automóvel adquirido, no número de empregados domésticos e no modo de vestir.
A ascensão social da população negra tem como maior obstáculo a discriminação racial existente em nossa sociedade. Ao incorporar uma representação do espaço social como um espaço em que é possível a ascensão social, os cidadãos negros de classe média muitas vezes relevam o fato de o racismo existente na sociedade brasileira tornar suas perspectivas de futuro frustradas, o que corresponde a reconhecermos que um conjunto de possibilidades teoricamente existentes, na prática, podem se tornar inviáveis para um negro no Brasil, limitando efetivamente o campo de suas possibilidades, já que nem sempre o capital cultural acumulado pelos negros pode ser convertido em uma posição social correspondente.(Revista Espaço Acadêmico. Ano II, ND. 20, Janeiro/2003. Disponível em: http:llwww.espacoacademico.com.br/020/2orpraxedes.htm)
“Embora a classe média tenha crescido em termos relativos e absolutos, entre a população negra, esse crescimento foi significativamente menor.” (ref. 3)
Leia a reformulação do período acima nas opções a seguir e assinale aquela em que a construção coordenativa apresenta significação semelhante:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola é uma instituição muito antiga e já passou por inúmeras transformações. Numere os fatos relacionados à história da escola no Brasil do mais antigo para o mais atual:
( ) As escolas atendem às crianças das famílias mais ricas.
( ) O governo cria escolas para atender a crianças de todas as classes sociais.
( ) Os padres jesuítas fundam as primeiras escolas com a finalidade de ensinar a religião católica aos índios.