(UFF) Os invertebrados se diferenciam a partir de diversas características morfológicas, incluindo a presença e número de patas. Considerando uma barata, uma aranha, um escorpião e um ácaro, pode-se afirmar que o número de pares de patas desses animais é, respectivamente,
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UEFS) Considere uma fonte de ondas que realiza um movimento vibratório, obedecendo à função y = 4 cosπt, com as posições medidas em centímetro e o tempo em segundo.
Sabendo-se que a onda se propaga com comprimento de onda, λ, igual a 2,0.10-2 m, e que a fase inicial, φ0 , é igual a zero, a propagação dessa vibração, em um meio homogêneo e elástico, nas mesmas unidades de medida da função da fonte, é representada pela equação
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de mil dos mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(http://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)
Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sobre o fim da escravidão no Brasil é correto afirmar que:
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UFOP) Mendel, em um de seus experimentos, cruzou ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, ambas chamadas de Geração Parental, e observou que todos os descendentes possuíam sementes lisas, sendo chamados de Geração F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1, obteve a geração F2, na qual 3/4 dos indivíduos possuíam sementes lisas e 1/4 possuía sementes rugosas. A partir desses experimentos, Mendel concluiu:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(PUC-RS) O eco é o fenômeno que ocorre quando um som emitido e seu reflexo em um anteparo são percebidos por uma pessoa com um intervalo de tempo que permite ao cérebro distingui-los como sons diferentes. Para que se perceba o eco de um som no ar, no qual a velocidade de propagação é de 340 m/s, é necessário que haja uma distância de 17,0 m entre a fonte e o anteparo.
Na água, em que a velocidade de propagação do som é de 1.600 m/s, essa distância precisa ser de: