(FGV) Crianças que frequentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como "bicho-geográfico" ou "larva migrans", cujo agente etiológico é o 'Ancylostoma braziliense'.
Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 13. A Esfericidade e Os Movimentos da Terra
Texto base: A figura representa diferentes posições da Terra em relação ao Sol. Pode-se observar que a isolação no planeta é diferente em cada época do ano.
Disponível em: <https://www.algosobre.com.br/geografia/equinocio-e-solsticio.html>. Acesso em: 02 abr. 2018.
Enunciado:
Nesses períodos ocorrem os solstícios dos hemisférios Sul e Norte. Sendo assim, responda:
A) Explique como ocorre o fenômeno do Solstício.
B) Caso no hemisfério norte seja verão, qual estação seria no hemisfério sul? Como seria a duração dos dias nesse hemisfério?
- Literatura | 4.1 Romantismo
(UPF) Sobre o romance Iracema, de José de Alencar, é incorreto afirmar que:
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2018 1ª FASE) A energia liberada na combustão do etanol de cana de açúcar pode ser considerada advinda da energia solar, uma vez que a primeira etapa para a produção do etanol é a fotossíntese. As transformações envolvidas na produção e no uso do etanol combustível são representadas pelas seguintes equações químicas:
6 CO2 (g) + 6 H2O (g) C6H12O6 (aq) + 6 O2 (g)
C6H12O6 (aq) 2 C2H5OH (l)+ 2 CO2 (g) ΔH= -70 kJ/mol
C2H5OH (l)+3 O2 (g) 2 CO2 (g) + 3 H2O (g) ΔH= -1.235 kJ/mol
Com base nessas informações, podemos afirmar que o valor de ΔH para a reação de fotossíntese é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base:
Cadê o docinho que estava aqui?
Vovó já estava saindo quando se lembrou de avisar às crianças que tinha deixado um docinho na mesa da cozinha. Na mesma hora, elas pararam de brincar e foram correndo para a cozinha. Só que não viram nenhum docinho em cima da mesa. Chamaram a vovó. Aí... — Cadê o docinho que estava aqui? — O gato comeu! Saiu todo mundo correndo atrás do gato. Mas... de que gato? O Gato de Botas? O gato da vizinha? Julinho Gatinho? Ou o “gato” namorado da Sofia?... — Cadê o gato? — Foi pro mato! Que mato? O mato sem cachorro? Mato Grosso? Ou o mato onde mora a Cuca? Que mato, meu Deus? — Cadê o mato? — O fogo queimou! O fogo do fogão? O fogo do cachimbo do Saci? O fogo-apagou? Ou o fogo da queimada? Que fogo? — Cadê o fogo? — A água apagou! A água da torneira? A água da chuva? Do rio? Do mar? A água de cheiro? A água da Fonte do Tororó? — Cadê a água? — O boi bebeu! Que boi? O boi da cara preta? O boi zebu? O boi da linha? O boi Zinho? Ou o boi do pai do seu vizinho? — Cadê o boi? — Foi levar o milho! Milho? Que milho? Será... o milho de pipoca?? Essa não! Esse ele não pode levar! Mas levou... — Cadê o milho? — A galinha comeu! Que galinha? A Galinha Ruiva ou a dos Ovos de Ouro? A galinha choca ou a galinha chata? Eu não sei. E você, sabe? — Cadê a galinha? — Foi botar ovo! Ovo de Páscoa? Ovo de Ouro? Ou o ovo de Colombo?... Claro que não! Ovo de galinha, é claro! Mas... — Cadê o ovo? — Foi batido, foi mexido, remexido e misturado e entrou no... docinho! — Que docinho? — O docinho que a vovó deixou em cima da mesa... Maria Angela Resende. Cadê o docinho que estava aqui? 1. ed. São Paulo: Formato, 2016.
No final da história, as crianças
- História
Leia o trecho abaixo do discurso de Getúlio Vargas, proferido em sua posse como chefe do Governo Provisório, em 3 de novembro de 1930, depois da Revolução de 1930.
“O movimento revolucionário, iniciado vitoriosamente a 3 de outubro no sul, centro e norte do país, e triunfante a 24 nesta capital, foi a afirmação mais positiva que até hoje tivemos da nossa existência como nacionalidade. Em toda a nossa história política, não há, sob esse aspecto, acontecimento semelhante. Ele é, efetivamente, a expressão viva e palpitante da vontade do povo brasileiro, afinal senhor de seus destinos e supremo árbitro de suas finalidades coletivas.”
Sobre o discurso de Vargas e a Revolução de 1930 referida no texto, afirma-se:
I. O “movimento revolucionário” mencionado é a Aliança Nacional Libertadora, que defendia o combate ao imperialismo, a reforma agrária e a instalação do socialismo no Brasil.
II. Por definir o “povo” como “senhor de seus destinos e supremo árbitro de suas finalidades coletivas”, Vargas pautou seu governo pela defesa das camadas populares e pelo respeito às liberdades democráticas.
III. Na campanha eleitoral à Presidência, em 1930, Vargas defendeu o voto secreto e a autonomia da justiça eleitoral, o que lhe possibilita associar o movimento revolucionário à “expressão viva e palpitante da vontade do povo brasileiro”.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afimativa(s):