(UEL) Exemplos de moléstias causadas por parasitas, que se manifestam apenas na espécie humana e cuja transmissão independe de hospedeiro intermediário, são:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(ESPCEX) São palavras primitivas:
- Literatura | 4.1 Romantismo
Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim.
João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.
(FUVEST 2009 1ª FASE) Em trecho anterior do mesmo conto, o narrador chama Sete-de-Ouros de “sábio”. No excerto, a sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UERJ)
No gráfico, está indicada a concentração de um metal pesado no corpo de vários habitantes de um lago, bem como a concentração do isótopo de nitrogênio 15N cujos valores mais elevados estão associados a níveis crescentes na cadeia alimentar.
A curva de concentração de metal, nesses seres vivos, pode ser explicada pelo processo de:
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
A Pietá, de Michelangelo, é uma obra característica do Renascimento. Analise-a para resolver as questões 14 e 15.
Disponível em: <http://www.zazzle.com.br/o_pieta_de_michelangelo_autocolante-217461096627632733>. Acesso em: 21 set. 2012.
A principal característica do Renascimento apresentada na obra é
- Geografia | B. Blocos Econômicos
“As recentes crises entre o Brasil e a Argentina mostram o esgotamento do modelo mercantilista no Mercosul”,afirma o diretor-geral do instituto Brasileiro de Relações Internacionais (Ibri). A imposição argentina de cotas para produtos brasileiros, como os de linha branca, e a ameaça de adoção de salvaguardas comerciais indicam que o Mercosul foi construído sobre bases equivocadas. Segundo o diretor, a noção de que é possível exportar “sem limites” para um determinado parceiro comercial representa uma mentalidade “fenícia”, ou seja, uma visão comercial de curto prazo.
JULIBONI, M. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).
Nas últimas décadas foram adotadas várias medidas que objetivavam pôr fim às desconfianças mútuas existentes entre o Brasil e a Argentina.Os conflitos no interior do bloco têm se intensificado,como na relação analisada,caracterizada pela