A descoberta da estrutura do DNA foi um grande momento na história da ciência e na busca do segredo da vida; a compreensão dessa estrutura respondeu algumas perguntas importantes sobre a replicação, mutação e evolução humana. Desde 1953, houve outros enormes avanços na compreensão da maneira exata como o DNA se replica, como esta pode funcionar errado e como um número tão pequeno de genes (algo próximo de 30 mil) consegue produzir algo tão complexo quanto um ser humano.
(MOSLEY; LYNGH, 2011, p.109).
Considerando a estrutura desvendada da molécula de DNA a partir dos clássicos experimentos de Watson e Crick publicados em 1953, é possível afirmar:
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- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
Em relação ao post adaptado da página do Facebook "Caneta Desmanipuladora", é correto afirmar que a "desmanipulação" (substituição de "já" por "só" e acréscimo de "até agora") explicita a tentativa do jornal de levar o leitor a pensar que
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Não produzir qualquer tipo de resíduo ou poluente é o principal atributo em favor do hidrogênio como combustível para gerar energia elétrica. Ele faz funcionar células de combustível, equipamentos que produzem eletricidade sem danos ambientais. Como uma das fontes de hidrogênio é a água, uma das alternativas, em consonância com a preocupação ambiental, é o reuso da água como produção de energia renovável, utilizando esgotos e efluentes industriais. O grupo de professores da Escola de Engenharia de São Carlos/USP desenvolveu um método para produzir hidrogênio em um reator de fluxo contínuo, constantemente alimentado com rejeitos que seriam, muitas vezes, descartados sem tratamento em rios e lagoas. No sistema, bactérias anaeróbicas do gênero Clostridium, que não precisam de oxigênio para viver, aderem a partículas de polietileno dentro de um reator. Nos automóveis, movidos a células de combustível, o consumo de hidrogênio varia de 1,0 a 10,0g/km rodado, segundo um professor do grupo. (OLIVEIRA, 2009, p. 100).
De acordo com os conhecimentos das propriedades da molécula de H2O, é correto afirmar: - História - Fundamental | 06.4. A organização da vida social
http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/a-cidade-ideal.html
Chico Buarque retrata na música a cidade ideal para o cachorro, para a galinha e para as crianças. Para você, como seria a cidade ideal? Escreva a seguir.
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Os quadros a seguir apresentam informações sobre o desenvolvimento das cidades e o fluxo migratório no século XX , de 1900 a 2000.
Após a segunda guerra o Brasil passou por algumas dificuldades econômicas para exportar seus produtos. Enquanto nas décadas anteriores houve predominância da indústria de bens de consumo, na década de 40 outros tipos de atividade industrial começam a se desenvolver como no setor de minerais, metalurgia, siderurgia, ou seja setores mais sofisticados tecnologicamente. A região sudeste recebeu migrantes de estados vizinhos. No seculo XX , o Brasil viveu um período de desenvolvimento acelerado, investimento de países estrangeiros e houve um inchaço populacional na região sudeste, causando assim problemas de toda ordem. Disponível em pt.wikipedia.org/wiki/Indústria_no_Brasil Acesso 03 de março de 2013
A partir da década de 1980, o comportamento da mobilidade espacial da população sofreu importantes transformações nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, surgiram novos eixos de deslocamentos envolvendo expressivos contingentes populacionais. Dados do Censo Demográfico confirmam que as principais correntes migratórias observadas no passado estão perdendo intensidade e se observa também um movimento de retorno às regiões de origem.
Disponível em http:// www. ibge.com.gov Acesso 03 de março de 2013.
Relacione e analise todas as informações apresentadas, faça o que se pede:
A. identifique as mudanças ocorridas no processo migratório, no século XX.
B. escreva um motivo do retorno dos migrantes às regiões de origem.
- Física
Um estudante de física, durante seu intervalo de aula, preparou um café. Durante o processo, ele utilizou uma vasilha com 1 litro de água cuja temperatura inicial era de 21ºC Ele lembrou ter ouvido, em suas aulas de Laboratório de Física II, que a água em Juiz de Fora entra em ebulição a 98,3ºC Sabendo que os processos ocorreram à pressão constante, o estudante chega às seguintes conclusões:
I. Levando-se em conta que o calor especifico da água é aproximadamente 1,0cal/gºC a energia gasta para aquecer a água até a ebulição foi de 77300cal
II. Após a água entrar em ebulição, a temperatura da água aumentou até 118,3ºC
III. Durante o processo de aquecimento, o volume de água não se alterou;
IV. A quantidade de calor fornecida para água, após ela entrar em ebulição, é gasta na transformação de fase líquido/gás.
Marque a alternativa CORRETA.