Com base na análise da figura e nos conhecimentos relacionados à ocorrência de mutações na molécula de DNA, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
As sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, resultam do processo de comunicação entre as células nervosas, os neurônios, que continuamente coletam informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo. Estas células possuem a habilidade de processarem informações que controlam o fluxo de substâncias do meio intracelular (íons sódio, potássio, etc.) e realizam os processos de difusão e osmose em suas membranas.
Adaptado de http://www.cerebromente.org.br/n10/fundamentos/pot2.htm
Segundo o texto, a comunicação entre essas células ocorre por meio de processo:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UECE) Relacione, corretamente, as fases da mitose, com algumas das suas características, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1. Prófase
2. Metáfase
3. Anáfase
4. Telófase
( ) Os cromossomos se tornam visíveis e inicia a formação do fuso mitótico.
( ) Os centrômeros se alinham na placa equatorial.
( ) O envoltório nuclear e o nucléolo se refazem.
( ) As cromátides-irmãs migram para polos opostos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Ondas na superfície de líquidos têm velocidades que dependem da profundidade do líquido e da aceleração da gravidade, desde que se propaguem em águas rasas. O gráfico representa o módulo v da velocidade da onda em função da profundidade h da água.
Uma onda no mar, onde a profundidade da água é 4 m tem comprimento de onda igual a 50 m. Na posição em que a profundidade da água é 1 m essa onda tem comprimento de onda, em m, aproximadamente igual a
- Química | A. Modelos Atômicos
Analise a seguinte charge:
As estudantes Eugênia e Lolita estão falando, respectivamente, sobre os modelos atômicos de
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: A coroação e a sagração de Luís XIV ocorreram em 1654 na Catedral de Reims. A cerimônia de coroação incluiu um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos. A seguir veio o momento da sagração, em que o rei recebeu do bispo o santo óleo. Leia um trecho referente a esse momento. Mais tarde, em suas memórias, Luís afirmou (tal como os teóricos da monarquia absoluta) que sua sagração não o fizera rei, simplesmente o declarara rei. Acrescentou, no entanto, que o ritual tornara sua realeza “[...] mais inviolável e mais santa”. Essa santidade pode ser ilustrada pelo fato de, dois dias depois, o jovem rei ter desempenhado pela primeira vez o ritual do toque real. Segundo uma crença tradicional, os reis da França, como os da Inglaterra, tinham o poder miraculoso de curar a escrófula, uma doença de pele, tocando os atingidos e dizendo “o rei te toca, Deus te cura” [...]. Nessa ocasião, Luís tocou três mil pessoas. Ao longo de seu reinado, tocaria muito mais. BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 54-55.
Enunciado:
O fragmento revela que: