(UNIOESTE) O filo Mollusca é constituído por um grande número de espécies. Dentre seus representantes, podemos citar caracóis, ostras, mariscos, polvos e lulas. Embora possuam ampla diversidade morfológica, compartilham as seguintes características:
Questões relacionadas
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(ESPM) Quanto ao estado civil das funcionárias de um escritório, é verdade que:
- Ou Laura não é casada ou Maria é casada.
- Se Maria é casada, então Paula é divorciada.
- Se Paula não é divorciada, então Laura é casada.
Com base no exposto, pode-se afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto. Os 10 livros infantojuvenis de 2016 Por Bruno Molinero Pode-se dizer que o ano de 2016 foi difícil para a literatura infantojuvenil no Brasil. Até então o principal jeito de as editoras ganharem dinheiro, as compras do governo minguaram e não foram retomadas – o que fez muitas empresas fecharem as portas e um outro tanto de autores perderem contratos. Mas, por outro lado, o volume de lançamentos para crianças e adolescentes segue a todo vapor, entupindo as livrarias. Por isso, mesmo não sendo um grande fã de listas, decidi fazer uma com os dez livros infantojuvenis de 2016. Como todo ranking é arbitrário e revela muito mais sobre o crítico (e o seu gosto e as suas leituras) do que efetivamente sobre as obras escolhidas, esta seleção tem mais um ar de retrospectiva: são os dez livros mais legais sobre os quais escrevi por aqui neste ano. É uma boa maneira também de comemorar os seis meses de vida do blog . E, claro, agradecer aos leitores que acompanham as histórias publicadas por aqui. A lista está abaixo. Mas antes desejo a todos um ótimo 2017. Se cheio de livros, melhor ainda! Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2016/12/30/
os-10-livros-infantojuvenis-de-2016/>. Acesso em: 15 jan. 2017.
Enunciado:
O trecho que revela o critério adotado pelo autor para selecionar os 10 livros infantojuvenis mais legais de 2016 é:
- História
Atualmente, o islamismo é a religião com maior número de seguidores no mundo. Seus preceitos pregam a paz, a justiça e a generosidade entre as pessoas. No entanto, os jornais veiculam com frequência notícias sobre muçulmanos, como também são chamados os adeptos do islamismo, envolvidos em conflitos e situações relacionadas à violência e à intolerância religiosa.
(PELLEGRINI, Marco Cesar (Org.). Novo olhar história. São Paulo: FTD, 2010. p. 169.)
Sobre o islamismo, é correto afirmar que
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Disponível em: https://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 set. 2017 (adaptado).
Os objetivos prioritários para a construção das barreiras físicas apresentadas nos mapas 1 e 2 são, respectivamente a
- Biologia | 15.2 Mutações
(UFGD) Na Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos que começou em 18 de novembro de 2021, as autoridades de saúde chamaram a atenção para a resistência antimicrobiana, um grave problema de saúde pública que pode ser agravado com a pandemia da Covid-19. As bactérias podem adquirir resistência aos antibióticos e, assim, não morrerem na presença desses medicamentos.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-11-18/covid-19- acelera-aparicao-de-superbacterias-e-abre-caminho-para-a-proximapandemia.html. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).
Considerando os mecanismos biológicos responsáveis pela emergência de bactérias resistentes aos antibióticos, é correto afirmar que