(UEG) Sobre as características de alguns grupos de invertebrados, é INCORRETO afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2015 1ª FASE) Um trabalhador de massa m está em pé, em repouso, sobre uma plataforma de massa M. O conjunto se move, sem atrito, sobre trilhos horizontais e retilíneos, com velocidade de módulo constante v. Num certo instante, o trabalhador começa a caminhar sobre a plataforma e permanece com velocidade de módulo v, em relação a ela, e com sentido oposto ao do movimento dela em relação aos trilhos.
Nessa situação, o módulo da velocidade da plataforma em relação aos trilhos é
- Ciências - Fundamental | 01. Máquina Simples
Em uma construção de um prédio, uma equipe de trabalhadores precisa subir um objeto de 500 kg do chão até o terceiro andar. Eles decidem usar polias móveis para facilitar o trabalho.
Qual é a vantagem do uso das polias móveis nesse caso?
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais:
- Selos postais
- Selos postais ampliados em tons de cinza em tamanho A5 (corresponde a 1/4 do papel A4)
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Colorsetes coloridos
Desenvolvimento:
1 - Esta atividade pode ser um desdobramento das atividades apresentadas no Livro de Arte a partir da página 46, bem como da atividade 08 descrita neste Banco de Atividades.
2 - Faça uma visita prévia aos correios a fim de adquirir algumas amostras de selos postais (os Correios costumam ter também cartazes comunicando o lançamento de selos comemorativos... Quem sabe seja possível adquirir um?).
3 - Explique para as crianças como funciona a postagem de uma carta pelos correios (se você tiver realizado a atividade 08 deste Banco, as crianças já saberão como).
4 - Em seguida, converse com as crianças sobre o Selo Postal:
4.1 - Conceito de Selo Postal: Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento.
4.2 - Características dos selos postais brasileiros:
- Apresentam temas originais;
- Possuem elevada concepção artística;
- Apresentam beleza e harmonia de imagens;
- Adéquam as imagens aos temas das emissões a que se referem;
- São impressos com técnicas aprimoradas;
- Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com aroma, em formatos diversos (redondo, triangular, especiais em verniz, etc.);
- Possuem aceitação nacional e internacional.
(Disponível em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B35B2555-B8B0-3CEB-BCFDE18795FA774A. Acesso em: set. 2013).
5 - Após contar para os alunos um pouco sobre selos, apresente a eles alguns modelos de selos postais.
6 - Se houver um colecionador de selos conhecido, apresente-o e sua respectiva coleção aos alunos.
7 - Os selos avulsos que você conseguir nos Correios poderão servir para simular um jogo: dividir os selos em grupos por temas, cores, figurativos ou não, entre outros. Pode-se também motivar os alunos a expressar qual dos selos os alunos mais gostaram e por quê.
8 - Em seguida, distribua as fotocópias feitas a partir dos selos para que as crianças realizem intervenções coloridas sobre as imagens. Poderão contornar, encher de pontinhos, linhas coloridas, bem como preencher as formas com canetinha.
9 - Em seguida, após os selos coloridos já fotocopiados, realize a montagem dos mesmos sobre colorset colorido, assim:
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-selos-postais-ajuste-com-peixes-image2143609. Acesso em: set. 2013.
10 – Monte, agora, uma linda exposição!
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(UTFPR) Uma determinada espécie de animais, comumente criada pelo homem, apresenta várias raças distintas. O surgimento dessas diferentes raças se deve a: - Química | A. Modelos Atômicos
(UNIT) A tabela a seguir apresenta algumas características dos modelos atômicos propostos por Dalton, Rutherford, Thomson e Bohr, em momentos distintos da sua evolução:
A alternativa que contém a associação correta modelo/cientista é a