(UEG) Sobre as características de alguns grupos de invertebrados, é INCORRETO afirmar:
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A distinção dicotômica entre ciências naturais e ciências sociais deixou de ter sentido e utilidade. Essa distinção assenta em uma concepção mecanicista da matéria e da natureza a que contrapõem, com pressuposta evidência, os conceitos de ser humano, cultura e sociedade.
SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
Segundo Boaventura Santos, a dicotomia entre ciências naturais e ciências sociais perdeu o sentido com o surgimento do(a)
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A Amazônia Legal, com área de aproximadamente 5 215 000 km2, compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão. Um sistema de monitoramento e controle mensal do desmatamento da Amazônia utilizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real). O gráfico apresenta dados apontados pelo Deter referentes ao desmatamento na Amazônia Legal, por estado, no período de 1.º de julho de 2007 a 30 de junho de 2008, totalizando 8 848 km2 de área desmatada.
Com base nos dados apresentados, podemos afirmar:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(UECE) Atente para o enunciado a seguir:
“O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST – é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/mst.htm.
No que diz respeito ao conceito de “movimentos sociais”, é correto afirmar que são:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia os textos a seguir que descrevem o cotidiano de Luís XIV.
TEXTO 1
A Corte toda assiste às refeições do rei. [...] Luís XIV quer beber. O nobre que o serve proclama: “bebida para el-rei”. Faz uma reverência, vai ao buffet tomar de um cortesão a bandeja de ouro com o copo e as garrafas d´água e vinho e retorna entre dois domésticos. [...] Este cerimonial leva uns dez minutos. Comer e beber, de funções banais do dia a dia, se elevam a gestos espetaculares. [...]
O levantar-se e o deitar do rei são das cerimônias mais importantes do ritual da monarquia. Vejamos como Luís XIV se levanta: às oito da manhã [...] Luís é acordado pelo primeiro criado de quarto, que dorme ao pé de seu leito. As portas abrem-se, quando o rei já está de peruca, deixando entrar os pajens. Uns vão servi-lo, outros correm a chamar os primeiros cortesãos, já à espera no corredor.
O acesso aos aposentos reais obedece a uma rígida hierarquia.
RIBEIRO, Renato Janine. A etiqueta no Antigo Regime: do sangue à doce vida. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 75-77.
Vocabulário:
reverência: cumprimento respeitoso, geralmente acompanhado de inclinação do tronco para frente ou de flexão dos joelhos.
TEXTO 2
Os atos de levantar de manhã e ir para a cama de noite foram transformados em cerimônias [...]. As refeições do rei também foram ritualizadas. [...] Essas refeições eram encenações perante uma audiência. Era uma honra ser autorizado a ver o rei comer, honra ainda maior receber uma palavra sua durante a refeição, honra suprema ser convidado a servi- -lo ou a comer com ele.
[...] esses rituais não devem ser desprezados como meras curiosidades. Deveriam ser analisados pelos que podem nos contar [...] sobre a monarquia absoluta, a hierarquia social, e assim por diante. [...] todos os atos do rei eram planejados “até o mínimo gesto”. Os mesmos eventos se produziam todos os dias nas mesmas horas, a tal ponto que uma pessoa poderia acertar seu relógio pelo rei.
Havia normas formais para a participação nesse espetáculo – quem tinha direito a ver o rei, a que horas e em que partes da corte, se tal pessoa podia se sentar numa cadeira [...] ou tinha que permanecer de pé. A vida diária do rei compunha-se de ações [...] carregadas de sentido simbólico, porque eram desempenhadas em público por um ator cuja pessoa era sagrada.
BUKER, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 100-101.
Vocabulário:
audiência: conjunto de pessoas.
Os textos se complementam e revelam que Luís XIV:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Explique por que o ciclo da borracha foi responsável pela expansão demográfica na Amazônia.
Na sua opinião, por que a maioria dos migrantes que se dirigiram para a Amazônia vinham da região Nordeste?
Procure saber se, nos dias atuais, a borracha ainda é um produto importante de exportação. Registre suas conclusões.