Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características.
A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Arte Urbana
Material:
- Computadores para projeção das obras
- Papeis brancos de gramatura acima de 90g³
- Canetões e lápis para desenho
Atividade:
- Mostre para a turma algumas tags (assinaturas de grafiteiros e pichadores). Façam um debate e observem como o uso das letras acontece nos diferentes estilos.
- Em seguida mostre algumas poesias visuais, e do concretismo e façam um novo debate a partir das novas questões que surgirem.
- Proponha então que os alunos criem tags ou poesias visuais com as letras de seus nomes ou de suas iniciais. Façam uma exposição das mesmas colando os papeis nas paredes da escola ou da sala de aula.
Imagens sugeridas para as tags:
MTO:
MTO, Blues Brothers, grafite. Disponível em: < http://i0.wp.com/somentecoisaslegais.com.br/wp-content/uploads/2010/03/3878090356_71111b3f051.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Gost:
Gost, grafite. Disponível em: < https://secure.static.tumblr.com/03102eab2fbeafc316d7ef5151edd73a/tegoobd/9FFnyyh9y/tumblr_static_filename_640_v2.png>. Acesso em 01 dez. 2016.
Gost, grafite. Disponível em: < http://s229.photobucket.com/user/expo21oner/media/ghost3.jpg.html>. Acesso em 01 dez. 2016.
Sen 4:
Sen 4, grafite. Disponível em: < http://besidecolors.com/wp-content/uploads/2015/06/15.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Sane & Smith:
Sane & Smith, grafite. Disponível em: < https://c1.staticflickr.com/9/8040/7977523512_2b1e59feea_b.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Sane & Smith, grafite. Disponível em: < http://www.at149st.com/images/sane125.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Imagens sugeridas para as poesias concretas:
Augusto de Campos, Código. Disponível em: < https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/e6/76/87/e67687b4ef8b0fdf7e1c46c0de50eb7f.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Augusto de Campos, Outro. Disponível em: < http://indiqueumlivro.literatortura.com/wp-content/uploads/2015/11/outro-1132x509.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Leão, Turquia, séc. XIX. Disponível em: <http://gramatologia.blogspot.com.br/2009/09/leao.html>. Acesso em 01 dez. 2016.
Assinaturas de Alexander Calder, Jackson Pollock, Alberto Giacometti. Disponível em: < http://gramatologia.blogspot.com.br/search/label/assinatura>. Acesso em 01 dez. 2016.
- Biologia | 13.9 Linkage
(UPE) Observe o esquema a seguir: Com base no esquema acima, analise as seguintes proposições:
I. Gametas portadores dos alelos E/C e dos alelos e/c ocorrem em uma proporção maior que a dos gametas portadores dos alelos E/c e e/C, caracterizando um arranjo trans.
II. Na descendência, as classes que surgem em maior frequência portam as combinações parentais dos alelos, e aquelas em menor frequência são, portanto, as recombinantes, caracterizando uma ligação gênica.
III. O cruzamento-teste da fêmea duplo-heterozigótica com o macho duplo-homozigoto-recessivo mostra quatro tipos de genótipos na descendência, embora em proporções diversas das esperadas, segundo a lei de segregação independente.
IV. O fenótipo dos descendentes é determinado pela constituição genética do espermatozoide, visto que o macho é homozigoto recessivo duplo, fornecendo alelos recessivos para os descendentes.
Estão CORRETAS
- História | 1.1 Pré-Colonial
(FUVEST) Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.
Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.
O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FUVEST 2015 1ª FASE) A notícia “Satélite brasileiro cai na Terra após lançamento falhar”, veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo de 10/12/2013, relata que o satélite CBERS-3, desenvolvido em parceria entre Brasil e China, foi lançado no espaço a uma altitude de 720 km (menor do que a planejada) e com uma velocidade abaixo da necessária para colocá-lo em órbita em torno da Terra.
Para que o satélite pudesse ser colocado em órbita circular na altitude de 720 km, o módulo de sua velocidade (com direção tangente à órbita) deveria ser de, aproximadamente,
Note e adote:
- raio da Terra = 6 x 103 km
- massa da Terra = 6 x 1024 kg
- constante de gravitação universal G = 6,7 x 10-11 m3 / (s2 kg)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Analise atentamente os preços de alguns foto produtos apresentados a seguir.
Imagens disponíveis em < http://www.uniko.com.br/home.aspx> Acesso em 10/06/2010
Igor comprou 2 pôsters fotográficos para enfeitar a sua festa. Pagou em dinheiro e não recebeu troco.
Desenhe duas opções de notas e moedas que ele poderia ter usado para fazer o pagamento.