(PUCMG) No Brasil, a esquistossomose encontra-se em expansão, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Assinale a opção INCORRETA.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Leia as informações sobre uma colônia de férias e responda
3ª Colônia de Férias do Museu
de 23 a 27 de Janeiro
Stella vai participar da colônia de férias durante cinco dias, pela manhã. Quando seu pai foi fazer o pagamento, tinha as seguintes notas na carteira:
a) Ele tinha dinheiro suficiente para fazer o pagamento?
b) Quanto sobrou ou faltou?
- Física | 7.1 Relatividade
Em um reator nuclear, átomos radioativos são quebrados pelo processo de fissão nuclear, liberando energia e átomos de menor massa atômica. Esta energia é convertida em energia elétrica com um aproveitamento de aproximadamente 30% A teoria da relatividade de Einstein torna possível calcular a quantidade de energia liberada no processo de fissão nuclear. Nessa teoria, a energia de uma partícula é calculada pela expressão E = m.c2 Em uma residência comum, se consome, em média, 200 kWh por mês. Neste caso, CALCULE qual deveria ser a massa, em quilogramas, necessária para se manter essa residência por um ano, considerando que a transformação de massa em energia ocorra no repouso.
- Matemática
Uma família composta por sete pessoas adultas, após decidir o itinerário de sua viagem, consultou o site de uma empresa aérea e constatou que o voo para a data escolhida estava quase lotado. Na figura, disponibilizada pelo site as poltronas ocupadas estão marcadas com X e as únicas poltronas disponíveis são as mostradas em branco.
O número de formas distintas de se acomodar a família nesse voo é calculado por
- História | 3.4 Ditadura Militar
(UNISINOS) “A ditadura brasileira, assim como qualquer outra, não está desvinculada da sociedade. Ao contrário, constituiu-se e organizou-se em função de referências nela enraizadas. É, antes de tudo, seu produto. A permanência do regime militar por tantos anos não se explicaria, exclusiva nem fundamentalmente, devido à repressão, à tortura, à censura, ao arbítrio, etc., e sim por relações de identidade, afinidade, consenso e consentimento – de variados matizes e que se alteraram ao longo do tempo –, de parcelas expressivas da sociedade com ideias, valores e propostas ao regime”
(ROLLEMBERG, Denise. Prefácio. In: CORDEIRO, Janaína Martins. Direitas em movimento. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 15).
O estudo do período da história brasileira recente (1964-1985), governado por presidentes militares (generais do Exército), passa por uma importante revisão. Não é mais possível pensar que os militares agiram sozinhos. Também não é mais possível pensar que os civis foram submetidos pelos militares contra a sua vontade. Nenhum regime se impõe apenas pela força, como bem lembra a historiadora Denise Rollemberg.
Qual(is) dos fatos abaixo comprova(m) essas afirmações?
I. Não existe memória positiva sobre o regime militar, já que os militares executaram seu projeto de modernização conservadora do país com o intuito mal disfarçado de prejudicar significativos setores sociais.
II. Importantes setores sociais organizados respaldaram o golpe de 31 de março de 1964 e deram sustentação política aos governos que se instalaram desde então.
III. A chamada “resistência” ao golpe foi numericamente insignificante no âmbito das principais forças políticas do país, na conjuntura do acontecimento.
Sobre os fatos acima, é correto afirmar que:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
A proteína da soja foi classificada como proteína de alto valor biológico, por fornecer os aminoácidos essenciais que o organismo não fabrica. Vários estudos já demonstraram os efeitos da soja na redução do risco cardiovascular, como redução do LDL, aumento da concentração do HDL, diminuição da formação de coágulos na circulação, inibição da formação de placas de gordura nas artérias e diminuição da pressão arterial. Essa ação é executada por um fitohormônio chamado isoflavina.
(LUCCHESE, 2011, p.96).A partir do exposto no texto e considerando os conhecimentos atuais a respeito dos fatores geradores de complicações cardiovasculares, é correto afirmar: